Empresa brasileira lança betoneira com tambor de polímero que pode revolucionar a construção

betoneirabetoneira

A indústria da construção civil está em constante transformação, e agora passa por mais uma mudança significativa, graças ao lançamento de um novo modelo de betoneira, equipado com tambor de polímero de grande capacidade, substituindo os tradicionais tambores de aço. Estamos falando do modelo Infinity 400L, da empresa Menegotti, a maior fabricante de betoneiras do mundo, líder de mercado nas Américas. A tecnologia é considerada resistente, durável e econômica. Confira mais detalhes no artigo a seguir, do Engenharia 360!

betoneira
Imagem reproduzida de Menegotti Construção Civil

O fim dos tambores de aço para betoneiras

Há décadas, a engenheira brasileira utiliza, nos canteiros de obras, betoneiras com tambores de aço – que são máquinas, aliás, muito bem elogiadas por sua robustez. O problema é que suas peças sofrem demais com corrosão e acúmulo de massa seca; é bem difícil realizar a limpeza e a manutenção costuma custar alto. Atento a isso, o setor apostou no avanço tecnológico para desenvolver uma solução que atendesse melhor a construção civil. Assim surgiu a betoneira Infinity 400L, com tambor de polímero, oferecendo superfície antiaderente de fácil higienização, além de uma vida útil mais longa e sem corrosão.  

Como já podemos imaginar, com a utilização desse polímero de alta resistência, os principais problemas que se tem com betoneiras, entre constantes reparos e substituições devido ao desgaste de material, começam a ser eliminados, como também se tem o desempenho operacional de máquina otimizado.

Por que o tambor de polímero é uma revolução

A substituição do aço por polímero em tambores de betoneira oferece uma série de benefícios; a perspectiva é de que isso impacte positivamente o trabalho nos canteiros de obras. Esses tambores costumam ser mais imunes à corrosão. O modelo Infinity 400L, por exemplo, foi projetado especialmente para não apresentar acúmulo de massa seca, dispensando o uso de martelos ou ferramentas pesadas para a remoção de resíduos. Não há necessidade de pinturas periódicas ou reparos estruturais frequentes. É menos descarte de peças e menos impacto ambiental!

Características técnicas da betoneira Infinity 400L

  • Tambor de polímero que aumenta a durabilidade e reduz o peso.
  • Sistema elétrico inteligente que detecta variações de corrente e tensão, protegendo contra danos elétricos.
  • Exibição de código de erro no painel de LED para rápida identificação e solução de problemas.
  • Chassi reforçado de 15 cm para maior estabilidade.
  • Motor elétrico bivolt que se ajusta automaticamente entre 127V e 220V.
  • Basculante robusto para facilitar e garantir segurança na operação.
betoneira
Imagem reproduzida de Menegotti Construção Civil
betoneira
Imagem reproduzida de Menegotti Construção Civil

Impactos dessa inovação na engenharia brasileira

A promessa da Menegotti é que sua tecnologia não apenas reduza os custos operacionais nas construções, mas também melhore a eficiência e a produtividade nos canteiros, com as equipes ganhando tempo para realizar tarefas rotineiras. Um ambiente de trabalho mais seguro e menos propenso a acidentes!

Perspectivas para o futuro da construção civil

A apresentação de novas tecnologias ao mercado brasileiro, como a betoneira Infinity 400L, coincide com um momento em que vários estados promovem iniciativas para impulsionar empreendimentos no setor da construção civil, gerando uma série de oportunidades de emprego – o que é muito bom para a economia. As empresas em território nacional vêm se mostrando bastante interessadas nesse tipo de solução – prática, acessível e realmente transformadora para a engenharia. Diante disso, o futuro aponta para um ambiente cada vez mais voltado à inovação.

Veja Também: Concreto do MIT transforma casas em baterias


Fontes: OPC News, Noticenter.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.