Sua Internet está em Perigo! Sabotagem de Cabos Submarinos Ameaça Conectividade Global

cabo submarino de internetcabo submarino de internet

O desenvolvimento de tecnologias como de satélites revolucionou a comunicação em todo o mundo. Mas o que muita gente não sabe é que a Internet que usamos diariamente, conectando pessoas, empresas e governos, depende demais de cabos submarinos que atravessam oceanos e mares. Essa rede complexa de cabos de fibra óptica é responsável pela transmissão de 95% do tráfego internacional de dados. O problema é que esses cabos estão sob constante ameaça de sabotagem, deixando vulneráveis os sistemas de chamadas telefônicas até transações financeiras e serviços essenciais.

Recentemente, os conflitos geopolíticos se intensificaram, e com isso também as ameaças de comprometimento dessa infraestrutura. A situação é realmente bastante grave e tenho levantado preocupações em especialistas no mundo todo. Debatemos mais o assunto no artigo a seguir, do Engenharia 360.

cabo submarino de internet
Imagem meramente ilustrativa gerada por IA de Gemini

A guerra invisível pelos cabos submarinos

Temos uma notícia muito ruim para lidar neste momento: estamos passando por uma guerra global. Sim, é exatamente o que você leu. As grandes potências ao redor do mundo estão usando seu poderio militar para controlar as regiões estratégicas por onde passam os cabos submarinos. A ideia é principalmente desestabilizar comunicações vitais e estratégias defensivas dos inimigos.

Incidentes no Mar Báltico e Mar do Norte

Em 2023, pelo menos 11 cabos submarinos foram danificados na região do Mar Báltico, com incidentes semelhantes ocorrendo também no Mar do Norte. Na época, os alertas foram dados pelas operadoras europeias como Vodafone e Orange, destacando que os danos não afetariam apenas o continente, mas que poderiam causar um apagão global, interrompendo comunicações internacionais, transações financeiras e serviços essenciais em todo o mundo. As suspeitas caíram sobre a Rússia e a China.

A saber, o navio espião Russo e Yantar está sob vigilância do Reino Unido, acusado de mapear a infraestrutura submarina para possíveis ataques. Enquanto isso, a China também está no radar das autoridades com o seu navio e Yi Peng 3, que ancorou recentemente perto de Taiwan.

cabo submarino de internet
Imagem meramente ilustrativa gerada por IA de Gemini

Nova tecnologia chinesa

Por falar na China, em 2024, o país revelou uma nova tecnologia que, em princípio, serviria para o salvamento civil e a mineração submarina. Contudo, ele seria capaz de cortar cabos reforçados com aço e polímeros a aproximadamente 4.000 m de profundidade. O dispositivo é equipado com um rebolo revestido de diamante girando a 1600 rotações por minuto.

Possíveis impactos de ataques a cabos submarinos

O mundo tá em engenharia de telecomunicações está neste momento em alerta! Existe, sim, a possibilidade de, a qualquer momento, nós termos um apagão de transmissão de dados no mundo. As operadoras de todo mundo pedem medidas urgentes para a proteção dessas infraestruturas críticas, essenciais para a vida moderna. 

Se um desses ataques for bem-sucedido, pode causar uma interrupção dos serviços de comunicação, afetando bilhões de usuários e empresas. Transações financeiras podem ser bloqueadas, causando caos econômico. Também veríamos falhas em sistemas de energia e o comprometimento de comunicações a órgãos do governo, como de socorro. Os prejuízos seriam bilionários e a instabilidade tomaria conta de todos os mercados.

cabo submarino de internet
Imagem meramente ilustrativa gerada por IA de Gemini

A resposta das autoridades e o futuro da segurança submarina

Segundo o que vem sendo noticiado na Imprensa internacional, os países ao redor do globo estão respondendo aos desafios, considerando alternativas como o uso de satélites para mitigar os efeitos de ataques a cabos submarinos. Parece que esse é o caminho, apostar em novas tecnologias. O problema é que implementar essas novas estratégias de defesa leva tempo, criando um vácuo de segurança durante esse período crítico. 

Realizar a troca dos cabos por modelos mais reforçados seria uma saída temporária. Mas devemos considerar que a sua instalação, em profundidades que podem ultrapassar 4000 metros, em ambientes hostis e de difícil acesso, é bastante desafiadora. Ela depende de embarcações especializadas, equipes de mergulho remoto e tecnologias avançadas de detecção.

Já explicamos aqui, no Engenharia 360, como os cabos submarinos são instalados. Confira no artigo a seguir: Cabos Submarinos: Como São Instalados?


Fontes: The News, Tecnoblog, Olhar Digital, IstoÉ.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.