Com cinco quilos a menos, Glauber Braga completa oito dias em greve de fome

Glauber Braga está há 180 horas em greve de fome

Glauber Braga perdeu cinco quilos durante o período em greve de fome – Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O deputado federal Glauber Braga (Psol-RJ) completou 187 horas sem ingerir alimentos sólidos às 21h desta quarta-feira (16). O parlamentar consome apenas água e soro, e perdeu cinco quilos em oito dias.

A greve de fome começou após o Conselho de Ética recomendar a cassação do  mandato, em 9 de abril, por quebra de decoro parlamentar. 

Acampado na Câmara

Glauber está acampado no plenário da Câmara dos Deputados. Sem falar com a imprensa, ele sai apenas para tomar banho de sol e ser avaliado pelo médico duas vezes por dia.

“O médico veio, fez o acompanhamento e está tudo certo. Eu quase não parei neste dia, mas a solidariedade é o que está me dando força. Hidratei bem e não senti mais dor de cabeça”, garantiu o deputado, em nota publicada na noite desta quarta.

Estratégia para evitar cassação

Glauber Braga foi acusado pelo partido Novo de ter expulsado da Câmara, com chutes e empurrões, Gabriel Costenaro, membro do MBL (Movimento Brasil Livre). O caso ocorreu em abril de 2024.

O Psol tem até a próxima terça-feira (22) para recorrer à CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). Segundo a deputada Sâmia Bomfim (Psol-SP), que é esposa de Glauber, ainda não há acordos com líderes.

Sâmia disse que será preciso enfrentar o “longo feriado” até a próxima sessão da CCJ e que os apoios que recebem têm dado força.

Sâmia Bomfim

Sâmia Bomfim articula estratégia para evitar cassação de Glauber Braga – Foto: Divulgação/Psol/ND

Apoio a Glauber Braga

Nessa terça-feira (15) foi montada uma vigília em frente à Câmara para apoiar Glauber e protestar contra o PL da Anistia. Nas dependências da Casa, ocorreu um samba em apoio ao parlamentar.


Samba em apoio a Glauber Braga – Vídeo: Reprodução/Redes Sociais/X/ND

Glauber Braga recebeu a visita de sete ministros do governo Lula, entre eles Gleisi Hoffmann (Secretaria de Relações Institucionais), Sidônio Palmeira (Secom), Cida Gonçalves (Mulheres) e Márcio Macêdo (Secretaria-Geral).

O parlamentar também recebeu visitas inesperadas, como dos deputados Antônio Carlos Rodrigues (PL-SP), Fausto Pinato (PP-SP) e Ribamar Antônio da Silva (PSD-SP).

O deputado também recebeu o apoio de artistas, como o cantor Chico Buarque e lideranças religiosas, como Frei Betto. Na noite desta quarta, Chico Paiva, neto de Rubens e Eunice Paiva – cuja história foi contada no filme “Ainda estou aqui”, vencedor do Oscar – , visitou Glauber Braga.

Deputado recebeu visitas de Sâmia Bomfim e Chico Paiva nesta quarta-feira – Foto: ND/Divulgação

“Eu que sou neto de um deputado que teve seu mandato cassado, acho que é um ato simbólico a gente defender os companheiros que estão sofrendo no mesmo tipo de perseguição”, afirmou Chico Paiva.

Um abaixo-assinado com mais de 154 mil assinaturas contra a cassação de Glauber Braga circula na internet.

*Com informações de Agência Brasil

Adicionar aos favoritos o Link permanente.