O subaproveitamento do Contorno Viário da Grande Florianópolis

Traçado do Contorno Viário da Grande Florianópolis; há o entendimento das autoridades, em São José, de que o traçado não está devidamente sendo utilizado – Foto: Diogo de Souza/ND

Nesta semana a Câmara de São José realizou um debate para falar dos desafios da mobilidade na cidade e na região da Grande Florianópolis.

Um dos entendimentos debatidos no evento aponta para o atual subaproveitamento do Contorno Viário, traçado com 20% da sua extensão na cidade de São José.

Os presentes foram unânimes em defender uma espécie de regulação do fluxo de caminhões no trecho urbano da BR-101, de uma maneira que os caminhões sejam “forçados” a utilizarem o novo traçado.

“Quem para para avaliar o fluxo percebe que ele poderia ser muito maior, o que desafogaria o trecho que corta a nossa cidade”, destacou o presidente do Legislativo, Matson Cé (PSD).

Segundo a concessionária responsável, em média, são 12.150 veículos por dia sendo que 52% são pesados e outros 48% são leves.

A oportunidade por trás do feriadão

A concessionária responsável pelo trecho Norte da BR-101, Arteris Litoral Sul, prevê “mais de 1,3 milhão de veículos” ao longo do feriado de Páscoa, entre a rodovia, A BR-116, a BR-376, no Paraná e o Contorno Viário da Grande Florianópolis.

Mais uma oportunidade para comprovar a saturação da BR-101, a principal artéria de Santa Catarina, e atestar o quanto, do aspecto da mobilidade, estamos atrasados.

As duas maiores obras rodoviárias previstas para oxigenar o trecho, tanto no Morro dos Cavalos quanto na via paralela para conectar o Norte e a Grande Florianópolis, não passam de ideias.

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