Josyara, Perfume Genius e outros lançamentos de música

Do novo trabalho de Marina Sena à edição em vinil do álbum de estreia do Cansei de Ser Sexy, confira uma seleção de lançamentos de música recentes e atualize sua playlist:

  • Marina Sena – Coisas naturais

    Sensação pop brasileira desde o sucesso de “Ombrim” (2019), de sua ex-banda Rosa Neon, Marina opta pela leveza e despretensão em seu terceiro álbum solo, o sexy e sereno Coisas naturais. Sua personalidade aflora nas melodias grudentas de “Na ilha”, “Mágico” e “Tokitô”; nas citações à música ainda desconhecida do norte de Minas Gerais, onde nasceu (em “Doçura”, cita o Grupo Raízes e sampleia a rabeca do mestre Zé Coco do Riachão), no funk folião “Carnaval” e na bossa ultramoderna “Ouro de tolo” (inspirada livremente em Raul Seixas). Ao mesmo tempo, Marina morena tenta se latino-internacionalizar, cantando com com a ítalo-brasileira Gaia e a portuguesa Nenny em “Tokitô” e coma banda Çantamarta (formada por dois músicos andaluzes e um venezuelano-colombiano) em “Doçura”.Coisas naturais estreia nos palcos no dia 26 de abril, no Espaço Unimed, em São Paulo.

    Pedro Alexandre Sanches, colaborador da ELLE

    LEIA MAIS: Documentário sobre Rita Lee mostra a cantora leve e feminista
  • Josyara – Avia

    A cantora, compositora, violonista e arranjadora baiana chega ao seu momento mais maduro e expressivo em Avia, seu terceiro álbum solo (em 2020, ela dividiu Estreite com o também baiano Giovani Cidreira). O álbum começa eloquente com “Eu gosto assim”, balada suingada composta e lançada pela paulistana Anelis Assumpção em 2014, e reverencia a paraibana Cátia de França regravando a lírica “Ensacado” (1979) ao lado da conterrânea Pitty. As outras oito canções são autorais e femininas, solo (com destaque para a épica “Corredeiras”) ou em parcerias com Pitty (“Sobre nós”), Liniker (“Peixe coração”), Iara Rennó (“Seiva”) e Juliana Linhares (“Prova de amor”). Avia termina no alto, com “Oásis (A duna e o vento)”, em dueto com Chico Chico, filho de Cássia Eller. Josyara explica o título, algo enigmático, na apresentação do álbum: “Avia significa deixar correr, caminhar, despachar, adiantar, concluir”.

    Pedro Alexandre Sanches, colaborador da ELLE

    Perfume Genius – Glory

    Mike Hadreas, cantor e compositor por trás do Perfume Genius, explora dilemas pessoais e questões existenciais, como ansiedade e morte, em seu sétimo álbum de estúdio, Glory, parcialmente escrito durante a pandemia. “Estar vivo, no mundo, é realmente assustador para mim”, contou ao The Guardian. As 11 faixas do disco marcam também uma parceria do estadunidense com o produtor Blake Mills, conhecido por colaborações com Fiona Apple e Bob Dylan. Com o lançamento, Hadreas dá início a uma turnê e retorna ao Brasil, onde se apresentará no dia 24 de maio, no C6 Fest, em São Paulo.

    Gustavo Balducci, editor de arte da ELLE

    LEIA MAIS: “The last of us”, “Conclave”, “Bridget Jones” e outras estreias de abril no streaming

    Japanese Breakfast – For melancholy brunettes (& sad women)

    Outro disco que traz Blake Mills na produção é For melancholy brunettes (& sad women), projeto da vocalista e compositora Michelle Zauner. O quarto trabalho de estúdio chega mais melancólico que seu antecessor, Jubilee (2021). Entre as dez faixas do álbum, destaque para “Picture window”, “Orlando in love” e “Mega circuit”, que ganharam videoclipes dirigidos pela própria Zauner. “Durante a divulgação deste novo álbum, me pediram para explicar a diferença entre melancolia e tristeza. Penso na melancolia como uma espécie de luto antecipatório, que surge do reconhecimento da passagem do tempo, da percepção da mortalidade e da finitude”, explicou nas redes sociais.

    Gustavo Balducci, editor de arte da ELLE

    CSS – Cansei de ser sexy

    Para comemorar os 20 anos de carreira, o CSS lança em parceria com a Noize Record Club uma edição especial em vinil de seu álbum homônimo de estreia. Nos anos 2000, a banda marcou a cena indie nacional e conquistou o mundo com suas letras despretensiosas, cantadas em inglês e português pela vocalista Lovefoxxx. Faixas como “Let’s make love and listen to death from above” e “Music is my hot hot sex”, ambas no disco, marcaram uma geração de millennials, chegaram às paradas da Billboard Hot 100, tocaram em séries de TV e comerciais da Microsoft e da Apple. Na paralela, os ex-integrantes da banda, Adriano Cintra e Clara Ribeiro, criaram juntos o projeto Superafim, que acaba de lançar o EP Mouth, com participação de Duda Beat.

    Gustavo Balducci, editor de arte da ELLE

    LEIA MAIS: 3 destaques do Lollapalooza Brasil

     

Adicionar aos favoritos o Link permanente.