Perfume Bolsonaro: o produto inspirado no ex-presidente que virou sucesso

perfume Bolsonaro

Michelle Bolsonaro e Jair Bolsonaro estrelam campanha publicitária do “perfume Bolsonaro” – Foto: Michelle Bolsonaro/@michellebolsonaro/ND

O lançamento do “Jair Bolsonaro eau de parfum”, ou “perfume Bolsonaro”, fragrância inspirada no ex-presidente, surpreendeu até os mais otimistas: os frascos colocados em pré-venda se esgotaram em apenas seis horas.

O perfume foi criado por Agustin Fernandez, maquiador de Michelle Bolsonaro e amigo próximo da família. A pré-venda começou e terminou em 16 de março de 2024, segundo informou o empresário.

Cada frasco de 100 ml foi vendido por R$ 197 na época. Além da unidade individual, também foi disponibilizado um “combo família” com três frascos — que também teve todos os exemplares vendidos rapidamente.

O que é o perfume Bolsonaro?

O “perfume Bolsonaro” é uma fragrância inspirada no ex-presidente, com embalagem em tons de verde e amarelo, cores da bandeira do Brasil. Segundo o criador, o aroma é um “frescor cítrico amadeirado”.

No site de venda, o aroma é descrito como notas de laranja, limão e tangerina, além de bergamota, limão siciliano e um toque floral de néroli. A descrição promete uma “aura de mistério e elegância duradoura”.

O ex-presidente e os filhos estão na campanha publicitária de divulgação do “eau de parfum” – Foto: Jair Bolsonaro/@jairmessiasbolsonaro/Instagram

Em entrevista à Veja, Agustin revelou que Jair e Michelle Bolsonaro participaram da escolha da fragrância entre 30 opções desenvolvidas pela equipe. O ex-presidente preferiu um aroma refrescante com nuances amadeiradas.

“Bolsonaro faz o básico, igual a maioria dos homens: corta o cabelo, barba, usa sempre o mesmo desodorante e o mesmo perfume (risos). Bem, agora usa o dele. Ele gostou muito, anda com um exemplar no bolso, mostra pra todo mundo, faz as pessoas sentirem a fragrância”, finalizou Augustin.

No entanto, após o sucesso do perfume Bolsonaro, golpistas se aproveitaram da situação. Na época, Agustin Fernandez alertou os seguidores nas redes sociais sobre a venda de produtos falsificados.

Mas essa não é a primeira vez que a imagem de Bolsonaro é utilizada em produtos comerciais. O deputado Eduardo Bolsonaro já lançou a “Bolsonaro Store”, uma loja online com diversos itens que remetem ao mandato do pai. Ele também é deputado federal.

Os produtos variam entre calendários, canecas, tábuas de churrasco e uma estatueta reproduzindo a silhueta de Bolsonaro. Em cada item, o slogan da plataforma aparece impresso: “nosso sonho segue mais vivo do que nunca”.

Empresa e público-alvo do produto

O “perfume Bolsonaro” é um produto da AFBEAUTY, empresa fundada pelo maquiador e empresário Agustin Fernandez. A trajetória dele até a fundação da empresa é compartilhada no site de vendas.

Amigo pessoal de Michelle Bolsonaro, Augustin fez fama como maquiador. Nascido na cidade uruguaia Lavalleja, ele veio para o Brasil em 2011. Em entrevistas, revelou que chegou a Florianópolis aos 18 anos, com apenas R$ 700 no bolso.

Maquiador Augustin Fernandez com Jair e Michelle Bolsonaro – Foto: Acervo pessoal / Agustin Fernandez

Anos depois, ele fundou a AFBEAUTY, uma marca que oferece um catálogo de mais de 300 produtos, com uma logística de distribuição que alcança mais de 30 países a partir da Flórida, nos Estados Unidos.

Atualmente, Fernandez tem mais de 5,4 milhões de seguidores no Instagram, além de ser empresário do ramo da beleza.

O sucesso de vendas do perfume mostra a conexão entre Jair Bolsonaro e os seguidores, que veem no ex-presidente uma figura representativa. Para esse público, adquirir um produto com a marca “Bolsonaro” representa uma forma de apoio e identidade política.

Repercussão na mídia e entre apoiadores

O lançamento do “perfume Bolsonaro” e o sucesso de vendas não passaram despercebidos por analistas políticos. Alguns apontaram como um exemplo de marketing político na tentativa de engajar e conquistar público.

Para o jornalista Reinaldo Azevedo, “a direita entendeu muito melhor esse momento das redes sociais. A direita sabe explorar desde perfume com força masculina e resiliência até colar no governo algumas pechas que nem são reais”.

Jair Bolsonaro, Michelle Bolsonaro e Augustin Fernandez – Foto: Divulgação/Perfume Bolsonaro/ND

Nas redes, enquanto apoiadores elogiaram o lançamento como símbolo de admiração ao ex-presidente, críticos não perderam a oportunidade de ironizar.

Piadas sobre o perfume circularam, questionando desde o aroma até o momento do lançamento — que coincide com o envolvimento de Bolsonaro em investigações sobre uma suposta tentativa de golpe nas eleições de 2022.

Entre o sucesso e as piadas da oposição, o “perfume Bolsonaro” se tornou mais um capítulo da polarização política brasileira, misturando fragrância, ideologia e estratégia de marketing. Nomes como Flávio Bolsonaro e Renan Bolsonaro aprovaram o produto.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.