Itanhaém, a segunda cidade mais antiga do Brasil, celebra 493 anos com missa e 1ª Serenata caiçara


Com 60 seresteiros, cortejo musical percorre Centro Histórico até a orla nesta terça (22); cidade terá ainda feira de negócios, festival de paramotor e eventos esportivos ao longo da semana. Itanhaém, SP, comemora seu 493º aniversário com Missa, Hasteamento das Bandeiras e percurso musical inédito.
Divulgação/Prefeitura de Itanhaém
Itanhaém, no litoral de São Paulo, comemora 493 anos nesta terça‑feira (22). As festividades começaram pela manhã com uma Missa de Ação de Graças no Convento Nossa Senhora da Conceição, no Centro Histórico, seguida do hasteamento das bandeiras em frente ao Paço Municipal.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
À noite, a cidade recebe a 1ª Serenata a Itanhaém: um percurso musical inédito com serestas e canções do cancioneiro caiçara. O percurso começa às 20h30 na Praça Carlos Botelho, em frente ao Cruzeiro, segue pela Rua Cunha Moreira e termina na orla, por volta das 22h.
O grupo Seresteiros de Itanhaém, formado por 60 integrantes, conduz a apresentação com um repertório de músicas e poesias regionais. A intenção é transformar a serenata em tradição anual e consolidar Itanhaém como Cidade Musical.
““Itanhaém tem uma rica história musical, com compositores como os Irmãos Zwarg, José Rosendo e João Carrasco. Queremos manter essa tradição viva e aproximar as novas gerações das raízes culturais da Cidade”, afirmou, em nota, a coordenadora do evento, Carolina Amaral Salles Alves.
O repertório foi escolhido pelos idealizadores do grupo, João e Ivelise Viudes Carrasco, em parceria com Carolina, Janio Luiz Alves e os coordenadores musicais Solange de Oliveira de Azevedo e Onésimo Camilo Teixeira Jr. (Zito).
Programação para os próximos dias
Quinta (24): 3ª Feira de Negócios de Itanhaém
Quinta (24) a sábado (27): Festival Paramotor
Sexta (26): Copa Itanhaém de Futevôlei e 4º Beach Boxing
Sábado (27): Prova Pedestre 493 Anos e Troféu Itanhaém de Vôlei de Praia1ª Serenata a Itanhaém
Segunda mais antiga do Brasil
Itanhaém foi fundada em 22 de abril de 1532 por Martim Afonso de Sousa e é considerada a segunda cidade mais antiga do Brasil.
Além de casarões coloniais, igrejas e museus que guardam quase cinco séculos de história, a cidade também oferece trilhas de Mata Atlântica, passeios fluviais e ilhas famosas entre mergulhadores.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.