Missa em sufrágio, vigília e terço: veja programação da Diocese de Rio Branco em memória do papa Francisco


Ações litúrgicas em homenagem ao pontífice seguem até a próxima terça-feira (29) com missa em sufrágio presidida por Dom Joaquín Pertiñez. Papa Francisco morreu na última segunda-feira (21), no Vaticano. Catedral Nossa Senhora de Nazaré, no Centro de Rio Branco, será o espaço religioso onde ocorrerá a programação litúrgica
Lucas Thadeu/Rede Amazônica
Em memória do papa Francisco, a Diocese de Rio Branco divulgou, na última terça-feira (22), uma programação religiosa para que os católicos possam prestar homenagens e rezar pelo pontífice diante do luto da Igreja Católica.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Com reza do terço, vigília e missa em sufrágio, a execução das atividades religiosas devem ocorrer até o dia 29 de abril. (Veja mais detalhes abaixo)
Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu na última segunda-feira (21) aos 88 anos às 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário local. As informações foram confirmadas pelo Vaticano, que disse que ele morreu por conta de uma insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral (AVC) . Ele se recuperava de uma pneumonia nos dois pulmões após ter ficado internado por 38 dias.
Segundo o bispo Dom Joaquín Pertiñez, todas as ações litúrgicas serão feitas na Catedral Nossa Senhora de Nazaré, no Centro de Rio Branco.
MORTE DO PAPA FRANCISCO:
AO VIVO: Acompanhe a repercussão da morte do papa
Jovem do AC relembra momento em que recebeu carta do papa Francisco: ‘emoção que eu não sabia dizer’
Padre Mássimo relembra encontro com papa Francisco no Vaticano: ‘momento histórico’
Reitora da Ufac recorda encontro com papa Francisco em evento de gestores na Itália: ‘caminhou com muita humildade’
Dom Joaquín Pertiñez, bispo da Diocese de Rio Branco, em encontro com o papa Francisco
Arquivo pessoal
“Pedimos que nos unamos em oração pela alma do Papa Francisco e pela Igreja Católica. Que a ressurreição de Jesus Cristo traga consolo e esperança para todos nós”, complementou em nota.
Veja abaixo como fica a programação em memoria ao papa Francisco:
Do dia 22 de abril a 29 de abril: Oração do Santo Terço pela alma do Papa Francisco, às 18h15
26 de abril: Vigília de oração, das 20h às 22h30
29 de abril: Missa em sufrágio pela alma do papa Francisco, presidida por Dom Joaquín Pertiñez, às 19h
Luto
Por conta da morte do pontífice, o governador do Acre, Gladson Camelí, decretou luto de sete dias. Como homenagem, a bandeira do Estado foi hasteada a meio mastro na Gameleira, no Segundo Distrito de Rio Branco. O decreto nº 11.678 foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) de segunda-feira (21).
“O ato simbólico reflete o sentimento de pesar da população e a relevância de Francisco para a fé católica e a comunidade internacional”, diz parte do comunicado.
O bispo Dom Joaquín também emitiu, na segunda-feira (21) uma nota de pesar após a morte do papa Francisco, que ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos.
O papa Francisco acena em imagem de 2 de setembro de 2023 em Ulan Bator, capital da Mongólia
Alberto Pizzoli/AFP
O bispo de Cruzeiro do Sul, dom Flavio Giovenale, também lamentou a morte de Francisco.
“Ontem ele deu a bênção, se percebia que ele estava fraco como os últimos dias, mas absolutamente não esperávamos que ele fosse falecer. Mas Deus sabe o que faz, nós perdemos um papa mas ganhamos um santo, alguém que até ontem nos ensinou a acolher a todos, com suas palavras e seus gestos”, falou.
O sino da Basílica de São Pedro, no Vaticano, tocou para anunciar a morte do papa nesta manhã diante de turistas e peregrinos que expressavam choque e tristeza com a notícia neste feriado da Páscoa, segundo a agência de notícias Reuters.
Funeral do Papa Francisco vai ser mais simples do que os dos antecessores; entenda
Papa Francisco
Nascido em 17 de dezembro de 1936 em Buenos Aires, na Argentina, Francisco foi o primeiro papa latino-americano da história. Ele também foi o primeiro pontífice da era moderna a assumir o papado após a renúncia do seu antecessor e, ainda, o primeiro jesuíta no posto.
À frente da Igreja Católica por quase 12 anos, Francisco foi o papa número 266. Em 13 de março de 2013, durante o segundo dia do conclave para eleger o substituto de Bento XVI, Bergoglio foi escolhido como o novo líder – inclusive contra a sua própria vontade, segundo ele mesmo admitiu.
“O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino”, diz comunicado oficial emitido pela Santa Sé.
Catedral Nossa Senhora de Nazaré, em Rio Branco
Sarah Helena/CBN Rio Branco
VÍDEOS: g1
Adicionar aos favoritos o Link permanente.