Tudo sobre o MET Gala 2025

A primeira segunda-feira de maio já virou tradição no calendário da moda. A data marca o MET Gala, considerado o Oscar ou o Super Bowl da moda. O evento, que já ganhou até documentário (The First Monday in May), inaugura a exposição do Costume Institute, do Museu Metropolitano de Nova York. O tapete vermelho é um show à parte – e a única parte da noite transmitida ao vivo pela internet. Além dele, rolam um jantar e algumas apresentações de artistas convidados

Neste ano, o MET Gala 2025 acontece no dia 5 de maio e aqui contamos tudo o que você precisa saber.

Met Gala 2025

Zendaya no MET Gala 2024.
Foto: Getty Images

Leia mais: Met Gala 2024: Vale a pena vestir de novo?

O tema do MET Gala 2025

Com nome de Superfine: Tailoring Black Style, a exposição – em cartaz entre os dias 10 de maio a 26 de outubro – foi inspirada pelo livro Slaves to Fashion: Black Dandyism and the Styling of Black Diasporic Identity, escrito em 2009 pela professora Monica L. Miller (ainda sem tradução para o português). A autora é curadora ao lado de Andrew Bolton, curador-chefe do Costume Institute.

O foco da exibição é a importância da alfaiataria na construção de identidades negras e o significado da figura do dândi dentro da diáspora africana. Desde o fortalecimento do movimento Black Lives Matter, a partir de 2020, com a morte de George Floyd, o Costume Institute reconheceu a necessidade de incluir narrativas antes negligenciadas pela moda e adquiriu 150 peças de estilistas racializados. “Acredito que este tema representa um passo importante no nosso compromisso com a diversidade”, afirmou Bolton, em comunicado à imprensa. Desde Men in Skirts, em 2003, a moda masculina não era o centro de uma exposição no instituto.

Met Gala 2025

A exposição Men in Skirts, de 2003.
Foto: Divulgação

A mostra gira em torno de doze características do dândi negro, princípio definido pela antropóloga Zora Neale Hurston no ensaio The Characteristics of Negro Expression, de 1934. Essas características – como propriedade, liberdade, distinção e presença – revelam como a moda pode ser instrumento tanto de opressão quanto de liberdade. “Essa é uma chance para toda a equipe de curadoria reconhecer a presença histórica e atual de estilistas negros”, destacou Monica Miller ao The New York Times

Dress code: Tailored to you

O dress code do MET Gala 2025 é Tailored to you (feito sob medida para você), o que deve inspirar os convidados a explorar diferentes silhuetas de alfaiataria, além de ampliar os entendimentos sobre personalidade e identidade. Considerando que a Louis Vuitton é a patrocinadora oficial do evento, podemos esperar muitos looks da marca, especialmente aqueles assinados pelo diretor criativo da linha masculina, Pharrell Williams.

MET Gala 2025

Lewis Hamilton no MET Gala 2024.
Foto: Getty Images

Os anfitriões do MET Gala 2025

Os anfitriões deste ano foram cuidadosamente escolhidos para refletir o tema. O cantor e designer Pharrell Williams, o rapper A$AP Rocky, o atleta Lewis Hamilton e o ator Colman Domingo lideram a noite, com LeBron James como coanfitrião honorário. O jogador de basquete não poderá comparecer por conta de um jogo da NBA, que acontece no dia 4 de maio. Neste ano,  comitê de anfitriões, que comanda as festividades da noite, inclui nomes como os cantores André 3000, Doechii, Tyla e Usher, os estilistas Dapper Dan, Grace Wales Bonner e Olivier Rousteing, a atriz Ayo Edebiri, os atletas Simone Biles e Jonathan Owens, e a escritora Chimamanda Ngozi Adichie, entre outros.

A montagem do MET Gala

A cenografia da exposição será assinada pela artista Torkwase Dyson, com as cabeças dos manequins criadas por Tanda Francis, especialista em esculturas baseadas em máscaras africanas. O artista visual Iké Udé atuará como consultor especial, enquanto o fotógrafo Tyler Mitchell produzirá um ensaio exclusivo para o catálogo da mostra. O jantar ficará por conta do chef nigeriano-americano Kwame Onwuachi.

Met Gala 2025

Exposição Art of the In-Between, sobre Comme des Garçons e Rei Kawakubo, em 2017.
Foto: Divulgação

A história do MET Gala

O MET Gala foi criado em 1948 pela assessora de imprensa estadunidense Eleanor Lambert, com o objetivo de arrecadar fundos para o recém-inaugurado Costume Institute, do Metropolitan Museum of Art (MET). Até 1971, o evento era realizado em diferentes locais de Nova York, como o hotel Waldorf Astoria e o Central Park.

Em 1972, com a chegada da lendária editora Diana Vreeland como consultora do instituto, o gala ganhou um ar mais glamouroso e passou a ser realizado no próprio museu. Inicialmente voltado à alta sociedade nova-iorquina, o evento teve sua lista de convidados transformada por Vreeland, que abriu espaço para nomes da cultura pop como Elizabeth Taylor, Andy Warhol, Diana Ross e Barbra Streisand.

A partir de 1995, sob a liderança de Anna Wintour, o MET Gala consolidou-se como um dos eventos mais aguardados – e exclusivos – do calendário da moda. Com ela no comando, o viés de entretenimento ficou ainda mais forte. Celebridades do cinema, TV, esportes e da política passaram a marcar presença na noite. Em 2020, pela primeira vez, influenciadores digitais foram incluídos na lista de convidados.

Ao longo dos anos, a arrecadação do evento cresceu de forma exponencial. Em 2013, foram arrecadados 9 milhões de dólares; em 2022, esse número subiu para 17,4 milhões. Já em 2024, o gala bateu um novo recorde, alcançando 26 milhões de dólares.

Met Gala 2025

A cantora Tyla, que faz parte do comitê de anfitriões do MET Gala 2025.
Foto: Getty Images

Leia mais: As 6 maiores tendências de moda do Met Gala 2024

Os convites

Quando surgiu, em 1948, o convite para o MET Gala custava 50 dólares. Havia, claro, nomes chamados por relacionamento e, mais tarde, para colaborar com a divulgação. Hoje, o esquema é similar. O preço, contudo, nem tanto. O valor para um ingresso em 2025 pode chegar a 75 mil dólares – a arrecadação vai para manutenção do acervo e para as montagens do Costume Institute. Boa parte dos presentes, são convidados por marcas e/ou empresas que compram mesas. Todos os anos, cerca de 450 pessoas comparecem ao evento. Nem todas passam pelo tapete vermelho, mas cada uma é aprovada por Anna Wintour.

A cobertura da ELLE Brasil

No site e nas redes sociais da ELLE, faremos uma cobertura especial do tapete vermelho do MET Gala 2025 a partir das 19h do dia 05 de maio. Em tempo real, você verá os melhores looks, tendências, belezas e curiosidades sobre o red carpet mais esperado do ano – pelo menos para quem gosta de moda. Fique ligado!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.