Sem prazo para concluir licitação do transporte, Campinas coloca em operação último terminal do BRT


Estrutura atende linhas BRT10 (Ouro Verde) e BRT11 (Vida Nova). Novo edital está em fase de consulta pública, com minuta do edital disponível para sugestões até 2 de julho. Terminal Ouro Verde, em Campinas
Carlos Bassan/Prefeitura de Campinas
Sem prazo para concluir a nova licitação do transporte, a Prefeitura de Campinas (SP) colocou em operação, nesta sexta-feira (25), o novo Terminal BRT (bus rapid transit, na sigla em inglês) Ouro Verde, considerado o último necessário para que o sistema se torne 100% operacional.
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Localizado na Avenida Ruy Rodriguez, o novo terminal atende as linhas BRT10 (Ouro Verde) e BRT11 (Vida Nova). A estrutura é integrada ao antigo terminal e ao Hospital Ouro Verde e pode ser acessada usando o Bilhete Único ou QR Code impresso ou na tela do celular.
Segundo a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), quem já utiliza a linha BRT10 deverá migrar para o novo terminal. Já a BRT11, que parte do Terminal Vida Nova, também passa a atender a nova estrutura.
Linhas e horários
BRT10
Saídas do Terminal Ouro Verde: entre 4h35 e 0h17
Saídas do Terminal Central: entre 5h10 e 0h47
Intervalos de 11 minutos nos horários de pico
Atende 5 terminais (Ouro Verde, Santa Lúcia, Campos Elíseos, Mercado e Central) e 9 estações
BRT11
Saídas do Terminal Vida Nova: entre 4h30 e 0h10
Saídas do Terminal Central: entre 5h15 e 0h50
Intervalos de 11 minutos pela manhã e 12 minutos à tarde
Atende 6 terminais (Vida Nova, Ouro Verde, Santa Lúcia, Campos Elíseos, Mercado e Central) e 10 estações
Mantêm o atendimento ao antigo Terminal Ouro Verde as linhas 101, 102, 103, 104, 105, 106, 107, 108, 109, 110, 111, 112, 113, 116, 119, 120, 122, 123, 125, 128, 129, 132, 134, 180, 196, 198, 205 e 239.
Licitação indefinida
A entrega do terminal acontece em meio à indefinição sobre data para finalização do processo licitatório do transporte coletivo na cidade. A licitação está em fase de consulta pública, com uma minuta do edital disponível para sugestões até 2 de julho.
Após o prazo para a realização das consultas e, consequentemente, de eventuais sugestões da população, o edital será consolidado e publicado. As empresas e consórcios terão, a partir disso, 45 dias para elaborarem a proposta. Depois, os envelopes serão abertos.
Ao g1, a Emdec confirmou que não há uma data específica prevista para a publicação do edital e finalização do processo, mas tudo deve ser feito “dentro do menor tempo que for possível, respeitando toda a legalidade do processo”.
O edital anterior enfrentou questionamentos do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), ações judiciais e contestações da própria administração municipal. Por fim, foi suspenso a pedido da Justiça em março de 2023.
Já em setembro do mesmo ano, a nova tentativa de licitação foi considerada deserta, já que nenhuma empresa apresentou proposta, o que levou a administração a reiniciar o processo.
➡️ A proposta atual prevê:
contrato de 15 anos, com valor total de R$ 12,2 bilhões;
divisão da concessão em dois lotes (regiões Norte/Oeste/Noroeste e Leste/Sul/Sudoeste);
modernização da frota com ar-condicionado, wi-fi, tomadas USB, câmeras CFTV e GPS;
inclusão de 50 ônibus elétricos nos primeiros anos, com possibilidade de expansão com recursos do PAC;
sistema de bilhetagem com participação do poder público, Emdec e operadoras privadas, com remuneração atrelada ao desempenho.
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