5 criações da engenharia estão no seu dia a dia e você nem percebe

invenções de engenhariainvenções de engenharia

Vivemos em um mundo moldado por ideias geniais. Muitos dos objetos que usamos diariamente — e que consideramos banais – são, na verdade, frutos de décadas ou até séculos de engenharia e criatividade humana. Neste artigo do Engenharia 360, vamos explorar algumas invenções revolucionárias da engenharia que facilitaram (e muito!) a nossa vida, e cuja origem pode surpreender você. Prepare-se para redescobrir o extraordinário no comum!

1. Fones com cancelamento de ruído

É quase automático: você entra no ônibus, coloca os fones e o mundo ao redor silencia. Mas essa tranquilidade não surgiu da noite para o dia. A origem do cancelamento de ruído remonta à Guerra da Coreia, nos anos 1950.

Durante as missões de resgate, os helicópteros produziam tanto barulho que nem os pilotos conseguiam se comunicar. Foi aí que o engenheiro Lawrence J. Fogel entrou em ação. Usando a teoria do cancelamento de ondas sonoras (já conhecida desde o século IX), ele criou um sistema que “anula” sons externos com o uso de microfones e cálculos matemáticos.

invenções de engenharia
Imagem reproduzida de Showmetech

Hoje, esse princípio é amplamente usado em fones modernos, especialmente em locais barulhentos. E pensar que tudo começou com a necessidade de ouvir um grito de socorro em meio ao caos da guerra.

Curiosidade extra: O algoritmo por trás desses fones é tão complexo que usa processamento digital de sinais (DSP), ramo sofisticado da engenharia elétrica.

invenções de engenharia
Imagem de Erwin por Pixabay

2. Passaportes biométricos

Você já passou por um portão de embarque que leu seu rosto e liberou sua entrada? Isso é engenharia biométrica pura. Mas a ideia de “identificação única” começou muito antes, com o policial francês Alphonse Bertillon, no século IX.

Frustrado com criminosos que escapavam da prisão ao se passar por outras pessoas, Bertillon criou um método baseado em medições corporais e fotos. Ele queria algo que não mudasse com o tempo – diferente de nomes ou documentos forjados.

Esse sistema foi o embrião das tecnologias biométricas que usamos hoje: reconhecimento facial, digitais, íris e até passos (sim, o jeito que você caminha já é usado para identificação em alguns sistemas avançados!).

Engenharia por trás: Técnicas de imageamento e análise de dados, combinadas com algoritmos de reconhecimento – um exemplo claro da união entre engenharia computacional e segurança.

invenções de engenharia
Imagem de cottonbro studio em Pexels

3. Elevadores

Elevadores são tão comuns que mal pensamos sobre sua engenharia. Mas eles são verdadeiras maravilhas da física e da segurança.

Na Revolução Industrial, descer às profundezas das minas de carvão era arriscado. As cordas de cânhamo ou correntes metálicas frequentemente se partiam. Foi o alemão Wilhelm Albert quem resolveu o problema, em 1834, ao trançar fios de ferro em cabos de aço flexíveis e resistentes. Esses cabos ainda são a base dos sistemas modernos.

Outro detalhe interessante: o contrapeso usado nos elevadores deriva de uma tecnologia militar medieval, o trabuco. A física de equilíbrio entre pesos permite que a cabine se mova para cima e para baixo com muito mais eficiência.

Engenharia envolvida: Engenharia mecânica, resistência de materiais e dinâmica estrutural – tudo isso está no “ping” do elevador do seu prédio.

invenções de engenharia
Imagem de Domínio público em Pxhere

4. Aspirador de pó

Hoje, aspiradores são compactos, potentes e até robóticos. Mas sua história começou com uma ideia aparentemente simples, porém revolucionária: sugar ao invés de soprar.

O engenheiro Hubert Cecil Booth percebeu que o método tradicional – soprar ar para levantar a poeira – era ineficaz. Em 1901, ele criou um aspirador gigante que usava filtros para reter a sujeira aspirada.

invenções de engenharia
Imagem reproduzida de Science Museum Group Collection

Mas foi James Spangler, um zelador asmático, quem levou a ideia para outro patamar. Sem recursos, ele usou peças de uma máquina de costura, um cabo de vassoura e um forro de almofada para criar o primeiro modelo portátil. A invenção só ganhou fama porque um empresário local, William Hoover, viu o potencial.

invenções de engenharia
Imagens reproduzidas de
Mark Strecker e Cantonrep

Tecnologia atual: Hoje, motores elétricos de altíssima rotação (como os da Dyson) atingem 135 mil rpm – engenharia de ponta para sugar cada grão de pó.

invenções de engenharia
Imagens de cottonbro studio em Pexels

5. Telas sensíveis ao toque

A tela do seu celular, tablet ou caixa eletrônico é resultado de uma descoberta feita… para evitar acidentes aéreos!

Na década de 1960, o engenheiro britânico Eric Arthur Johnson desenvolveu uma tela capaz de detectar toques, com base nas variações de campo elétrico causadas pelos dedos humanos. A aplicação inicial foi nos centros de controle de tráfego aéreo, onde a precisão e agilidade eram vitais.

invenções de engenharia
Imagem reproduzida de Computer Timeline

O conceito era simples, mas brilhante: fios de cobre em uma tela, conectados a um computador, que detectavam qualquer interferência elétrica causada por um toque humano.

Anos depois, a Apple popularizou a tecnologia com o lançamento do iPhone, mas o mérito da invenção está no campo da engenharia eletrônica aplicada com inteligência.

Engenharia presente: Engenharia de materiais, eletrônica embarcada e design ergonômico — tudo envolvido nessa interação mágica entre dedo e tela.

invenções de engenharia
Imagem de Karolina Grabowska por Pixabay

“A engenharia está em todo lugar”

Essas invenções são apenas a ponta do iceberg. A verdade é que a engenharia, silenciosamente, molda nossas vidas em todos os aspectos – da luz que acendemos ao acordar ao aplicativo que usamos para pedir comida.

O mais fascinante? Muitas dessas soluções surgiram de problemas reais: ruídos que impediam comunicação, criminosos sem identificação, acidentes em minas, asma causada por poeira ou o caos no tráfego aéreo.

E o futuro?

Com a ascensão da inteligência artificial, da robótica, dos materiais inteligentes e da energia sustentável, a próxima geração de invenções pode estar mais próxima do que imaginamos — e pode estar sendo criada agora mesmo por um engenheiro ou engenheira que, como você, acredita que sempre há uma forma melhor de fazer as coisas.

Veja Também: 17 coisas incríveis que já deveriam existir há muito tempo


Fontes: BBC.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.