Governo de SP encerra roadshow na Europa em visita às obras do maior túnel imerso do mundo

Governo de SP encerra roadshow na Europa em visita às obras do maior túnel imerso do mundo

O Governo de São Paulo encerrou neste sábado (26) o terceiro roadshow internacional do ano em visita técnica às obras do maior túnel subaquático do mundo, o Fehmarnbelt, que vai ligar a Dinamarca à Alemanha por rodovia e ferrovia.

A comitiva paulista realizou ao longo desta semana uma série de reuniões e encontros com investidores e executivos holandeses, noruegueses e dinamarqueses para apresentar a carteira do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP), com destaque para a concessão do Sistema de Travessias Hídricas e a parceria público-privada (PPP) do Túnel Imerso Santos-Guarujá.

LEIA MAIS: Projeto do Túnel Imerso Santos-Guarujá prevê 9 mil empregos

“Chegamos ao fim desta missão muito satisfeitos com o interesse dos investidores e com as contribuições que serão extremamente relevantes para o aperfeiçoamento dos nossos projetos. Percebemos o impacto positivo que o ambicioso portfólio do nosso programa de parceria vem gerando e isso mostra que estamos na direção certa”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.

Ele completou: “Vimos de perto operações relevantes para nossos projetos. Na Noruega, conhecemos o modelo de embarcações elétricas que será referência ao que queremos adotar nas nossas travessias litorâneas. Tivemos ainda a oportunidade de ver de perto a obra do túnel imerso de Fehmarnbelt, o maior do mundo, e também um exemplo para que possamos entregar o que há de melhor para a população da Baixada Santista, encerrando uma espera de 100 anos”.

O túnel imerso Santos-Guarujá, com 1,5 km de extensão, é um marco da infraestrutura no Brasil e vai beneficiar cerca de 1,2 milhão de pessoas diariamente. A obra prevê faixas para veículos, ciclovia, passagem para pedestres e uma via exclusiva para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O leilão da concessão está marcado para 1º de agosto, com investimento previsto de R$ 6 bilhões. A empresa vencedora será responsável pela construção, operação e manutenção do sistema.

Já a ligação fixa Fehmarnbelt tem 18km e previsão de inauguração em 2029. Com a obra do túnel, iniciada em 2020 sob o Mar Báltico, o tempo de viagem entre a Escandinávia e a Europa Central será reduzido consideravelmente. Após a inauguração, a travessia de balsa entre Rodby, na Dinamarca, e Puttgarden, na Alemanha, que dura 45 minutos, terá como alternativas os trajetos de trem e de carro, com duração de sete e dez minutos, respectivamente.

Durante o roadshow, que teve início na última terça-feira (22), na Holanda, e passou ainda pela Noruega, o governador e uma equipe que contou com os secretários estaduais Rafael Benini (Parcerias em Investimentos), Lais Vita (Comunicação) e encontrou representantes de cerca de dez empresas. Esta é a terceira missão internacional promovida pelo Governo de São Paulo em 2025: a primeira em Nova Iorque, em janeiro, e a segunda em Londres, em março. Em ambas as viagens o Governo de São Paulo recebeu premiações pela bem-sucedida oferta pública da Sabesp, finalizada em julho do ano passado.

https://www.flickr.com/photos/governosp/albums/72177720325555804/with/54476372202

O post Governo de SP encerra roadshow na Europa em visita às obras do maior túnel imerso do mundo apareceu primeiro em Agência SP.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.