Problemas na fabricação de CPUs agravam momento delicado da Intel

Durante a divulgação dos resultados financeiros do último trimestre, a Intel revelou um problema inesperado: os processadores de PC focados em inteligência artificial não estão vendendo tão bem quanto o esperado. Modelos como os das famílias Lunar Lake e Arrow Lake, que fazem parte da nova linha Core Ultra 200, estão entre os afetados.

Problemas de produção surgem no pior momento

intel core ultra

Além do desempenho abaixo das expectativas, a Intel agora também precisa lidar com outro desafio: a falta de capacidade de produção para os seus chips mais antigos. A informação foi confirmada por Michelle Johnston Holthaus, presidente da divisão Intel Products.

Segundo ela, questões macroeconômicas e tarifas globais têm forçado clientes e parceiros a reavaliar seus estoques. E, nesse cenário, os processadores Raptor Lake continuam sendo muito populares. Embora Meteor Lake e Lunar Lake também ofereçam bom desempenho, seus custos de produção são significativamente mais altos, tanto para a Intel quanto para os fabricantes parceiros.

Diferença na fabricação entre gerações

Enquanto os chips Core Ultra são produzidos pela TSMC e apenas embalados pela Intel, os processadores Raptor Lake, das gerações 13ª e 14ª, são fabricados diretamente nas fábricas da própria Intel, utilizando o processo Intel 7.

O problema é que, com a alta repentina na demanda pelos Raptor Lake, a companhia está enfrentando um gargalo nas suas fábricas. E, de acordo com o próprio comando da empresa, essa situação não deve ser resolvida tão cedo.

Você também deve ler!

Intel anuncia demissões e reestruturação para reduzir custos em US$ 1,5 bilhão

Adicionar aos favoritos o Link permanente.