Relembre alguns dos looks do MET Gala mais icônicos da história

Fundado em 1948, o baile do Metropolian Museum of Art, em Nova York, é considerado atualmente um dos maiores eventos da moda no mundo. Criada para angariar fundos ao então recém-lançado Costume Institute (departamento do museu dedicado à indumentária), a festa acontece anualmente na primeira segunda-feira do mês de maio, antecedendo abertura de uma nova exposição do instituto – que, por sua vez, norteia o tema da festa de gala.

Este ano é a exposição Superfine: Tailoring Black Style, em exibição entre os dias 10 de maio e 26 de outubro, que inspira a noite de celebração. Baseada no livro Slaves to Fashion: Black Dandyism and the Styling of Black Diasporic Identity, de Monica L. Miller, a mostra ressalta a importância da alfaiataria na construção das identidades negras e o significado do dândi negro (figura cavalheira que é símbolo de resistência) dentro do cenário da diáspora africana.

Para preparar os ânimos para esta próxima edição, relembramos alguns dos looks do MET Gala mais celebrados nesses duradouros anos de história.

LEIA TAMBÉM: TUDO SOBRE O MET GALA 2025

Cher, em 1985

looks do met gala icônicos que entraram para a história do evento


Foto: Getty Images

No MET Gala de 1985, Cher roubou todos os olhares com o vestido assinado pelo seu amigo e figurinista Bob Mackie, designer responsável pelas composições usadas pela cantora dentro e fora dos palcos. Inspirado nos trajes da realeza indiana, o look com body de tule com pedraria era acompanhado de um ear cuff pontiagudo, com desenho semelhante aos contornos encontrado no top transparente, e uma saia de veludo preta.

Donatella e Gianni Versace, em 1996

looks do met gala icônicos que entraram para a história do evento


Foto: Getty Images

Em sua aparição com o irmão no baile do MET, Donatella Versace lançou mão da polêmica coleção de Gianni inspirada no bondage. Seu vestido de tiras foi lançado durante o desfile de inverno 1992, como parte da coleção intitulada Miss S&M, que enfatizava o poder de escolha da mulher. “Ontem vesti 200 mulheres da sociedade de bondage!”, brincou o estilista na época desse lançamento, que até hoje serve de referência para as criações da marca.

Liv Tyler e Stella McCartney, em 1999 

reelembre looks do met gala que ficaram na história


Foto: Getty Images

Nepo, ou melhor, rock babies! Liv Tyler, atriz, modelo e filha de Steven Tyler, do Aerosmith, e Stella McCartney, designer de moda e filha de Paul McCartney, dos Beatles, não fugiram de suas raízes ao escolher seus looks do MET Gala de 1999 – o tema do evento, afinal, era Rock Style. Básicas e despreocupadas, ambas saíram do dresscode de gala e vestiram blusas idênticas de um ombro só, estampada com a frase “realeza do rock”. Liv completou o visual com uma saia preta acetinada, que já fazia parte de sua armário, e Stella usou uma calça de alfaiataria da Chloé, marca em que estava à frente da direção criativa.

David Bowie e Iman, em 2003

looks do met gala icônicos que entraram para a história do evento


Foto: Getty Images

Power couple da época (e da eternidade!) o músico David Bowie e a modelo Iman roubavam todos os holofotes quando estavam juntos. E não poderia ser diferente no tapete vermelho do baile do MET. Sob o tema Goddess: The Classical Mode (Deusa: o modo clássico), Iman elegeu um vestido branco acetinado, com decote profundo, e flores no cabelo, enquanto o cantor enfeitou a alfaiataria preta com um lenço decorado com franjas na barra.

Alexander McQueen e Sarah Jessica Parker, em 2006

looks do met gala icônicos que entraram para a história do evento


Foto: Getty Images

As aparições de Alexander McQueen no tapete vermelho eram raras, o que torna ainda mais especial este célebre momento do estilista com Sarah Jessica Parker no MET Gala. A dupla, vestida em tartan, homenageava o tema Anglomania da edição e, claro o trabalho do designer, uma vez que essa padronagem era um código presente em suas coleções. Anos depois da festa, Sarah Jessica Parker revelou que ainda guarda consigo alfinetes e sobras de tecidos da prova de roupa deste look.

Rihanna, em 2015 

looks do met gala icônicos que entraram para a história do evento


Foto: Getty Images

Entre os looks do MET Gala que ficaram na história, Rihanna é citada não só por uma, mas por várias produções. São muitos os momentos marcantes da cantora e empresária no tapete vermelho do evento, mas é preciso dar enfoque ao ano de 2015, quando pela primeira vez ela ousou em seu visual. Para a abertura da exposição China: Through the Looking Glass, Rihanna usou uma peça artesanal da estilista Guo Pei que levou dois anos para ser concluída.

Zendaya, em 2019

looks do met gala icônicos que entraram para a história do evento


Foto: Getty Images

Figura esperada no tapete vermelho do MET Gala, Zendaya já havia chamado a atenção em 2018 pela sua interpretação fashion de Joana D’arc. Pois, no ano seguinte, superou as expectativas: apareceu brilhando – literalmente – em um vestido de Cinderela assinado por Tommy Hilfiger e imaginado por Law Roach, stylist de longa data da atriz. O melhor? A mágica aconteceu ao vivo. O vestido, então cinza, se tornou azul depois que Roach, seu companheiro para a noite, despejou um pó fluorescente sobre a peça. Totalmente camp, como pedia o tema Notes On Camp.

LEIA TAMBÉM: RELEMBRE MAIS LOOKS ICÔNICOS DO MET GALA AO LONGO DOS ANOS

Kim Kardashian em 2021

looks do met gala icônicos que entraram para a história do evento


Foto: Getty Images

Com o rosto completamente coberto e reconhecida apenas por sua silhueta, Kim Kardashian entrou para a lista de produções memoráveis do MET Gala ao lado de Demna Gvasalia, então diretor criativo da Balenciaga (agora, ele está à frente da Gucci), que assinou a composição – uma homenagem à tradicional camiseta básica. “O que é mais americano que uma camiseta?”, escreveu ela no Instagram na ocasião, fazendo um correlação com o tema da edição, Na América: Um Léxico da Moda.

LEIA TAMBÉM: LOOKS DO MET GALA 2024: O MELHOR DO TAPETE VERMELHO
Adicionar aos favoritos o Link permanente.