Dia do Trabalhador: Quem pode emendar o feriado 1º de maio? Saiba seus direitos

Imagem de um calendário do mês de maio de 2025 parcialmente desfocado para ilustrar a matéria de quem pode emendar o feriado 1º de maio.

O feriado de 1º de maio, Dia do Trabalhador, é comemorado numa quinta-feira em 2025. – Foto: Izabela Piazza/ND

O Dia do Trabalhador é uma forma de celebrar a luta histórica pela conquista de direitos trabalhistas importantes. Data é reconhecida como feriado nacional e em 2025 cai numa quinta-feira. Com isso, surge a dúvida: quem pode emendar o feriado 1º de maio? 

Caso o trabalhador não tenha jornada aos finais de semana, esses dois dias podem ser tornar um descanso mais prolongado e, quem sabe até, uma viagem para um destino mais próximo! Confira a seguir tudo sobre o feriado e a possibilidade de emendar a data na sexta-feira.

Quem pode emendar o feriado 1º de maio?

1º de maio é considerado um feriado nacional, conforme o calendário oficial estabelecido pelo governo federal. Isso significa que vale para todo o território nacional e deve ser seguido por empresas privadas e públicas. A data é reconhecida pela Lei nº 662, de 6 de abril de 1949.

Como o feriado cai numa quinta-feira em 2025, é comum haver dúvida sobre a possibilidade de emendar ou não a sexta-feira, dia 2 de maio. Segundo a publicação do Diário Oficial da União, o dia 2 de maio é considerado ponto facultativo.

Qual a diferença entre feriado nacional e ponto facultativo?

Quando a data é considerada ponto facultativo, os órgãos públicos e privadores podem optar por suspender ou até reduzir a jornada de trabalho dos colaboradores. Ou então, podem manter a jornada considerando como um dia normal, pois não existe obrigação prevista em lei.

Diferente dos feriados nacionais, em que a jornada precisa ser suspensa ou mantida com remuneração em dobro, ou folga compensatória.

Vale ressaltar, que existem profissões consideradas essenciais (área da saúde, transporte, energia, etc.) que geralmente não param durante feriados ou ponto facultativo.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.