De onde vem o hype da colcha franzida?

A origem do fenômeno online da cama posta com uma colcha franzida branca ou em tons off-white (que provavelmente você já viu ou ainda verá na sua timeline) é um tanto quanto incerta. Alcance orgânico ou campanha de marketing? Não há como ter certeza.

Descobrimos que ela viralizou alguns anos atrás, quando o modelo de duvet de algodão lavado e drapeado da marca coreana Gata, batizado de Big Waves, começou a vestir as camas e estampar o feed de modelos e influenciadoras da Europa e Estados Unidos durante o verão de 2021. Um dos primeiros posts com a capa de edredom foi publicado pela designer e empresária de moda e beleza Ardiana Nicki.

colcha franzida Foto Instagram @ardiananicki

Ardiana Nicki, umas das primeiras a divulgar a colcha.
Foto: Instagram/@ardiananicki

Um dos primeiros posts com a capa de edredom foi publicado pela designer e empresária de moda e beleza Ardiana Nicki.

O curioso é que recentemente o interesse pela peça se intensificou e diversas publicações nas redes sociais (especialmente no TikTok), atreladas a termos como ruched bedding (roupa de cama franzida), ruffle bedding (roupa de cama com babados) e royal bedding (roupa de cama real) voltaram a surgir. Basta uma pesquisa rápida com essas palavrinhas para pipocarem vídeos de usuários comuns e influenciadores de diversos países arrumando suas camas com o enxoval dos sonhos.

Leia também:
Quarto decorado: 10 combinações estilosas de cama, mesa e cabeceira

Por aqui, a criadora de conteúdo Flávia Akemi listou coisas que a deixam obcecada no momento e uma delas é justamente a colcha franzida. Outro vídeo em que a peça chama a atenção, mesmo que despretensiosamente, foi feito pela artista e influenciadora Nath Araújo, sempre antenada com as tendências de moda e décor.

E de onde vem essa estética? Será que as rugas finalmente serão valorizadas? Não. Infelizmente, na epiderme, o padrão liso continua sendo o mais desejado. Já em outras superfícies as dobrinhas e outras texturas estão tendo seu momento: looks com detalhes drapeados, vestidos com babados em camadas, bolsas de material enrugado, saias balonês revisitadas e até estofados com dobras estão em alta. 

Assim como saia balonê, a colcha franzida não é uma unanimidade.
Foto: Instagram/@valerie.kei

colcha franzida Foto Instagram @valerie.kei

Essa miscelânea de drapeados, por sua vez, conversa com algumas das tendências apontadas pelo Pinterest para 2025, como as misturas ecléticas, os ornamentos delicados, o surrealismo, o clima de realeza e um maximalismo que passeia entre o moderno, o boho, o chique e o rococó. Assim, a colcha franzida é o complemento perfeito para outras peças-desejo nessa atmosfera palaciana, como  camas com dossel e cortinas vitorianas.

colcha franzida Foto Instagram @miumiu

Wander Bag, da Miu Miu: rugas cobiçadas

Leia também:
6 estilos de decoração de quarto de casal que ama moda

colcha franzida Foto Instagram @studio.okaeri

Poltrona Togo, um clássico da Ligne Roset dos anos 1970, faz sucesso entre as novas gerações.
Foto: Instagram/@studio.okaeri

Bom, caso pretenda adquirir o enxoval do momento, vale se atentar sobre sua disponibilidade, ainda restrita a compras internacionais e nem sempre com entrega para o Brasil. Além dos modelos comercializados pela coreana Gata, é possível encontrar itens semelhantes em plataformas chinesas como Temu e Aliexpress. Nesses sites, os conjuntos de cama aparecem vinculados a termos como “estilo coreano” e “seersucker”, que é um tecido de aparência enrugada.

colcha franzida Foto Instagram @urbanoutfittershome

Roupa de cama franzidinha da Urban Outfitters.
Foto: Instagram/@urbanoutfittershome

A peça também está disponível na americana Urban Outfitters Home, que vende o modelo em outras cores e estampas. Já a inglesa Habitat comercializa a roupa de cama em uma padronagem semelhante. No Brasil, existem conjuntos com essa inspiração, como o kit de colcha com detalhes franzidos Design Washed, da Casa Riachuelo.

E você, vai apostar na cama de rainha?

Leia também:
Quartos temáticos estimulam diferentes emoções e hobbies
Adicionar aos favoritos o Link permanente.