A Incrível História da Primeira Cidade-Parque da Disney e o Novo Mega Parque em Abu Dhabi

paque oriente médio disneypaque oriente médio disney

A Walt Disney é mundialmente conhecida por seus parques temáticos mágicos e imersivos. Chama a atenção de quem estuda urbanismo a história da primeira cidade-parque futurista idealizada pela companhia, sendo o EPCOT, na Flórida. Isso porque o plano não era apenas oferecer atrações e shows, mas servir de exemplo para cidades do futuro (autossustentáveis, tecnológicas e altamente planejadas, baseadas nos mais avançados conceitos de arquitetura e engenharia). 

Infelizmente, como contaremos com mais detalhes no artigo a seguir, do Engenharia 360, esse sonho visionário da Disney – em parte – acabou sendo interrompido pela morte do seu fundador em 1966. 

Durante as décadas seguintes, várias outras instalações surpreendentes foram erguidas pela empresa. E agora, em 2025, temos a boa notícia de que a Disney volta a fazer história ao erguer um novo parque temático em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, marcando sua entrada oficial no Oriente Médio. Talvez seja uma forma de resgatar parte do espírito pioneiro e transformador que inspirou o projeto original de EPCOT. O que você acha? Continue lendo para saber mais!

A cidade do futuro que virou parque

No início da década de 1960, Walt Disney falava sobre um novo complexo em Orlando, na Flórida, com o conceito de cidade-parque temática que seria toda planejada e de visual extremamente futurista. Essa era a futura EPCOT ou ‘Experimental Prototype Community of Tomorrow’! 

parque EPCOT Disney
Walt Disney mostrando o projeto da cidade planejada Experimental Prototype Community of Tomorrow – Imagem reproduzida de Disney via Revista Casa e Jardim
parque EPCOT Disney
Maquete do projeto original de E.P.C.O.T exibido na atração Carousel of Progress, no parque Disneyland (na Califórnia), em 1967 – Imagem reproduzida de Disney via Revista Casa e Jardim

O sonho de Walt Disney era criar uma comunidade perfeita, que unisse inovação tecnológica e sustentabilidade; um modelo positivo de progresso através da expansão urbana ordenada e inteligente, contrapondo com o que se via nas grandes cidades americanas da época. E dizem que ele tinha por influência os seguintes arquitetos: Victor Gruen, Ebenezer Howard e Le Corbusier, que costumavam trabalhar com conceitos como “caminhabilidade”, conectividade, transporte eficiente e qualidade de vida.

parque EPCOT Disney
Imagem reproduzida de Disney via ArchDaily

Porém, Walt morreu em dezembro de 1966. Assim sendo, os planos originais foram engavetados. Aqueles que ficaram na administração da companhia optaram por transformar EPCOT em um parque temático com um viés diferente, apesar de manter princípios da boa educação e a celebração das culturas mundiais. O mesmo foi inaugurado em 1982. E, hoje, esse é um dos parques mais visitados do mundo.

O plano original para EPCOT

Analisando os desenhos originais para EPCOT, podemos concluir que Walt Disney imaginava uma cidade radial, com uma mega estrutura central coberta por um domo geodésico, onde residências de alta densidade dividiriam espaço com áreas comerciais, industriais e recreativas. O sistema de transporte local seria todo subterrâneo, eliminando carros das ruas e priorizando monotrilhos e People Movers elétricos. Para completar, um cinturão verde envolveria a cidade com escolas, igrejas e espaços recreativos, promovendo biodiversidade e lazer.

parque EPCOT Disney
Imagem reproduzida de Disney via ArchDaily

Quem andasse pelo centro da cidade-parque viria um grande hotel de trinta andares em forma de torre, além de centros de convenções e corporações internacionais. As ruas eram projetadas para respeitar a escala humana, proporcionando o máximo de segurança e conforto para os pedestres. Pode-se dizer que essa utopia teria sido uma antecipação dos princípios do ‘Novo Urbanismo’ – que só se popularizou décadas depois.

parque EPCOT Disney
Imagem reproduzida de Disney via ArchDaily

O novo parque da Disney em Abu Dhabi

Recentemente, a Walt Disney Company anunciou, como parte de um plano de expansão para alcançar públicos em regiões com pouca presença, que tem planos para erguer até 2030 o seu parque mais avançado em termos de tecnologia já construído, com foco em experiências imersivas e inovadoras. O mesmo deve combinar as histórias de personagens icônicas da Disney com a vibrante cultura, as praias deslumbrantes e a arquitetura impressionante de Abu Dhabi. Especialistas garantem que esse pode ser um marco da arquitetura moderna! 

A saber, a construção desse novo parque deve ser liderada pela empresa Miral, enquanto os engenheiros da Disney cuidarão do design criativo e da operação para garantir um padrão mundial. O projeto inicial prevê a implantação da obra em uma área reservada na Ilha Yas. Além das atrações exclusivas, os visitantes poderão conferir hotéis temáticos, diversas opções gastronômicas e lojas.

paque oriente médio disney
Imagem reproduzida de Disney Parks Blog

Por que Abu Dhabi?

A Disney não apostava tanto em um empreendimento desde porte desde que inaugurou o Shanghai Disneyland em 2016. Então, observando os movimentos de mercado, percebeu que Abu Dhabi tem se destacado como centro global de turismo, negócios e entretenimento – não à toa é hoje um dos maiores hubs aéreos do mundo. O país oferece uma economia estável; tem uma rede de transportes desenvolvida; e um ecossistema favorável para grandes investimentos estrangeiros. Além disso, sua localização é bastante estratégica, mais ou menos a 4 horas de voo de um terço da população mundial.

paque oriente médio disney
Imagem reproduzida de Disney Parks Blog

Espera-se que a nova atração turística do Oriente Médio atraia também pessoas da África, Índia, Ásia, Europa e além. Aliás, a Ilha Yas já é um destino de entretenimento consolidado, com atrações como Ferrari World, Warner Bros World e Yas Waterworld.

O legado da Disney para a engenharia urbana

Analisando os dois projetos, podemos concluir que a proposta original para o EPCOT e a proposta para o novo parque de Abu Dhabi estão ligadas pela visão de inovação e qualidade de vida que o Walt Disney sempre perseguiu. Ambos os projetos são um exemplo perfeito da união de criatividade e tecnologia no planejamento urbano. O ensinamento que fica para arquitetos e engenheiros é que os espaços de entretenimento também podem ditar positivamente como as pessoas vivem, se diverten e se conectam.

A chegada da Disney em Abu Dhabi é um case study valioso para a engenharia urbana! O feito deve oferecer para a população do Oriente Médio oportunidades sem precedentes de troca cultural, desenvolvimento tecnológico e aplicação de práticas de soluções de engenharia sustentáveis. Afinal, grandes obras como essa exigem redes elétricas inteligentes, sistemas de transporte integrados, gestão de resíduos, uso racional da água e materiais de construção de alto desempenho – principalmente se considerarmos que se trata de uma região de clima árido.

Veja Também: Arquitetura da Disney: saiba qual a inspiração destas obras temáticas e os arquitetos do seu planejamento


Fontes: ArchDaily, Disney Parks Blog, O Globo, Revista Casa e Jardim.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.