Academia Brasileira de Ciências lamenta morte de Jacob Palis

O falecimento do matemático Jacob Palis, ex-diretor-geral do IMPA e ex-presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), foi anunciado pela atual presidente da Academia, Helena Nader, durante a Reunião Magna da ABC, no Museu do Amanhã, nesta quarta-feira (7). “Recebemos a notícia da partida de mais um grande amigo, do nosso grande presidente, nosso companheiro Jacob Palis”, anunciou Helena, ao pedir um minuto de silêncio no auditório.

“Jacob Palis vai fazer muita falta para o Brasil por tudo que ele fez pela educação, pela ciência, pela tecnologia e pela democracia. Jacob foi um batalhador na Constituição, pelo direito à educação, pelo direito à ciência aberta livre, pelo pensar livre. A Academia Brasileira de Ciências está de luto”, acrescentou Helena.

Helena Nader, presidente da ABC, homenageou Jacob Palis durante a Reunião Magna 2025 (Foto: Marcos André Pinto)

Jacob foi presidente da Academia de 2007 a 2016 e defendeu a colaboração entre as instituições de pesquisa. “O que ele fez pela matemática no Brasil é sem palavras. Outra coisa que admirava no Jacob era a parceria. Ele era presidente da ABC e eu era vice-presidente na SBPC [Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência], depois presidente. Nós éramos parceiros, um complementava o outro nas atividades. O que aprendi com ele está com ele pelo resto da minha vida. Jacob sempre presente”, disse Helena.

Helena também relembrou a visita de Albert Einstein ao Brasil em maio de 1925, que ocorreu há cem anos. “Jacob morre no dia em que nós estávamos comemorando o centenário da conferência de Albert Einstein na Academia Brasileira de Ciências e o impacto dessa conferência para a ciência brasileira. É uma data que vai ficar marcada, são dois ícones.”

Em solo brasileiro, nesta mesma data, o cientista escreveu o único documento no qual compara suas ideias sobre o fóton e a teoria que Bohr, Kramers e Slater defendiam, na época, sobre a natureza ondulatória da radiação luminosa, que prescindia do conceito de fóton. A versão para o português do texto tornou-se o primeiro artigo da Revista da Academia Brasileira de Ciências publicado em em 1926.

A Reunião Magna da ABC acontece no Museu do Amanhã, no Centro do Rio de Janeiro, nos dias 6, 7 e 8 de maio. Com o tema “Amazônia Já: Sem Tempo a Perder”, o encontro reúne pesquisadores e especialistas em temas relacionados à Amazônia dos mais diversos pontos de vista.

Assista à homenagem aos 58m30s do vídeo abaixo:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.