SP Mulher recebe premiação internacional por políticas públicas voltadas ao empreendedorismo

SP Mulher recebe premiação internacional por políticas públicas voltadas ao empreendedorismo

A Secretaria de Políticas para a Mulher do Governo de São Paulo foi homenageada durante o evento Conecta Summit, em Paris, pelas políticas públicas voltadas ao fortalecimento da independência financeira e do empreendedorismo feminino, por meio do movimento SP por Todas. O Prêmio de Honra em Políticas Feminina foi entregue no dia 3 de maio à secretária Valéria Bolsonaro.

Organizado pela Rede Conexão Mulher, o Conecta Summit é reconhecido como o maior encontro de empreendedorismo feminino da Europa, reunindo líderes, empreendedoras e marcas de relevância global. Nesta edição, o encontro abordará temas como expansão de negócios, inovação social e liderança feminina em ambientes estratégicos.

LEIA TAMBÉM: SP Por Todas as Mães acontece nas estações Tatuapé do Metrô e Luz da CPTM

“A SP Mulher é uma secretaria pioneira em políticas públicas e programas para as mulheres. A pasta atua de forma transversal, articulando e promovendo ações em parceria com outras secretarias e órgãos governamentais. A participação em um evento internacional reforça nosso compromisso em levar a experiência do governo de São Paulo para além das fronteiras paulistas. É uma forma de inspirar políticas públicas para as mulheres em todo o mundo”, afirma a secretária de Políticas para a Mulher, Valéria Bolsonaro.

São Paulo por Todas

O Governo de São Paulo consolidou, com o movimento SP Por Todas, que acaba de completar um ano, uma ampla rede de ações para fortalecer a proteção e a autonomia das mulheres. O pilar do empreendedorismo foi estruturado para promover a autonomia financeira e a inclusão profissional das mulheres em todo o estado de São Paulo. Entre as principais ações, destaca-se a Carreta do Empreendedorismo, que leva cursos gratuitos do Sebrae, Senac e Senar a diversas regiões paulistas, beneficiando, de agosto a dezembro de 2024, 457 mulheres com capacitações em áreas como design de sobrancelhas, fotografia para redes sociais e depilação facial.

LEIA TAMBÉM: Bauru é a oitava cidade do ano a receber as carretas do São Paulo Por Todas

Além disso, houve a ampliação das Casas da Mulher Paulista, com 19 unidades inauguradas, oferecendo estrutura para qualificação e apoio ao empreendedorismo feminino. Já com os programas de acesso ao crédito da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, como o Desenvolve Mulher, houve liberação de mais de R$ 10,7 milhões para empreendedoras, enquanto o Empreenda Mulher, do Banco do Povo, liberou R$141,7 milhões, destinados a mais de 9,3 mil mulheres paulistas.

Entre as outras iniciativas de destaque estão a expansão de 161% nas Delegacias de Defesa da Mulher 24h, a criação da Cabine Lilás para atendimento especializado em violência doméstica, e o aplicativo SP Mulher Segura, que agiliza o socorro a mulheres com medidas protetivas, junto à Secretaria de Segurança Pública. Programas como o Protocolo Não Se Cale, que capacitou mais de 87 mil profissionais de bares e casas de shows para acolher vítimas de assédio, e o Abrigo Amigo, que instala painéis de emergência em pontos de ônibus, também ampliaram a rede de proteção.

O movimento SP por Todas ainda reforçou o acolhimento institucional com a inauguração de 14 novos abrigos sigilosos, além de lançar o Auxílio-Aluguel, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, para vítimas em vulnerabilidade. Esses esforços resultaram no aumento de boletins de ocorrência registrados e pedidos de medidas protetivas, evidenciando o impacto positivo das ações integradas. Em seu primeiro ano, o SP Por Todas reafirma o compromisso do Estado de São Paulo em garantir segurança, apoio e oportunidades para as mulheres paulistas.

O post SP Mulher recebe premiação internacional por políticas públicas voltadas ao empreendedorismo apareceu primeiro em Agência SP.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.