Alexa+ na rotina dos engenheiros: 6 maneiras práticas de aproveitar a nova IA da Amazon

Alexa+Alexa+

A tecnologia avançou bastante nos últimos anos e vem nos surpreendendo com diversos modelos de assistentes virtuais. Uma das mais famosas é a Alexa, da Amazon, que acaba de dar um salto gigantesco ao lançar a Alexa+. Claro que você pode estar se perguntando qual a diferença entre essas duas versões. Pois bem, o novo modelo é considerado pelos especialistas como “mais turbinado” por conta do uso de Inteligência Artificial Generativa.

Na prática, podemos dizer que a Alexa tradicional foi concebida para responder perguntas triviais. Já a Alexa+ desenvolvida para ser quase como uma agente digital, capaz de compreender melhor os textos, executar tarefas complexas e transformar a rotina até mesmo de profissionais como os engenheiros. O que acha?

Alexa+
Imagem de Jonathan Borba em Pexels

No artigo a seguir, do Engenharia 360, vamos descobrir juntos algumas formas de usar a nova Alexa+ no dia-a-dia da engenharia. Pronto para revolucionar sua organização e produtividade no trabalho? Você vai se surpreender!

Como a Alexa+ pode revolucionar o dia-a-dia dos engenheiros

A Alexa+, nova versão da assistente virtual da Amazon, traz uma série de funcionalidades baseadas em Inteligência Artificial que vão muito além do controle de simples dispositivos. Ela realmente tem uma capacidade de compreensão maior, interação multimodal e integração com diversos serviços. Ou seja, ela pode ser uma ferramenta poderosa para profissionais de diferentes áreas, inclusive da engenharia.

1. Organização da agenda de compromissos

A rotina de um engenheiro de sucesso é repleta de reuniões e outros compromissos com prazos estabelecidos. E a Alexa+ pode ajudar o profissional a agendar reuniões, lembrar da realização de certos serviços ou até marcar horários para visitas a campo, ajudando o profissional a manter um cotidiano mais organizado, sem depender de agendas manuais ou aplicativos externos.

É bem simples, basta dar o comando de voz, como “Alexa, envie uma mensagem para meu grupo de trabalho informando sobre o novo horário da reunião de amanhã”. Viu? Não precisa ser uma conversa muito “engessada” ou com repetições, pois o sistema entende a linguagem natural, identificando o contexto.

Além disso, a assistente virtual pode, com o tempo, aprender suas preferências e horários mais produtivos, sugerindo melhores datas e horários para os compromissos, evitando os conflitos de agenda e otimizando o seu tempo.

Alexa+
Imagem de Freepik

2. Gestão de tarefas de engenharia

Vale destacar que a assistente Alexa+ pode não apenas criar listas de tarefas, mas organizá-las, apontar prioridades e acompanhar o andamento da realização de projetos de engenharia. O engenheiro, por exemplo, pedir a ela atualizações diárias ou semanais de serviços – tudo isso sincronizado graças à integração com os aplicativos e plataformas de produtividade. 

Se você é um daqueles profissionais que precisa ir ao campo, a Alexa+ pode te ajudar a planejar rotinas de trabalho, verificando condições climáticas, prevendo tempos de deslocamento e até reservando veículos ou hospedagens via aplicativos parceiros. Já se você fica no escritório e precisa aumentar sua concentração, a assistente pode sugerir playlists e adicionar lembretes de pausas. Perfeito, não?

3. Gestão e controle de obras

Se a Alexa+ é capaz de acompanhar cronogramas de obras, ela também pode lhe responder sobre possíveis atrasos e enviar alertas personalizados. Se algum prazo estiver em risco, ela sugere ajustes no planejamento e notifica os responsáveis de forma proativa – basta programá-la para isso, claro. E ao integrar a plataformas de compras e logística, pode solicitar a encomenda de materiais, pedir sugestões de fornecedores, comparar preços ou confirmar o status de uma entrega.

Com integração à câmera, sensores de movimento e alarme, a Alexa+ pode alertar em tempo real sobre situações anormais nos canteiros, a exemplo de sobrecargas elétricas ou invasões em áreas restritas. Inclusive, há a previsão de que, em breve, com o avanço da integração com as soluções de Internet das Coisas, a assistente possa monitorar o funcionamento de aparelhos, emitir alertas e até ajudar no acionamento ou desligamento remoto de dispositivos em casos de emergência.

4. Leitura de documentos técnicos

Incrível! A Alexa+ pode criar grupos, encaminhar documentos, gerar blocos de notas e até transcrever conversas para registro posterior (comentários em código, descrições de fluxogramas ou trechos de código para outro formato). Ela também pode pesquisar documentos na Internet, como trechos de normas técnicas da ABNT, e resumir com base em perguntas feitas pelo engenheiro, tornando a busca por informações técnicas mais ágil e acessível.

Para quem lida com projetos internacionais, a assistente pode ajudar a traduzir os documentos, facilitando a leitura de manuais, contratos, etc. Graças a recursos de Inteligência Artificial, a Alexa+ também pode hoje ajudar a resumir grandes documentos técnicos, além de artigos científicos ou relatórios de projeto, destacando pontos-chave e facilitando a tomada de decisão rápida por parte do engenheiro.

Alexa+
Imagem de Freepik

5. Aprimoramento do conhecimento com suporte de IA

Manter-se atualizado é fundamental na engenharia. A Alexa+ pode buscar as notícias para o profissional em fontes confiáveis, trazendo novas informações sobre inovações, conceitos e tendências de mercado. É possível personalizar os temas de interesse e receber boletins por voz, texto ou e-mail. Em último caso, pode-se explorar seu recurso de Inteligência Artificial para obter explicações teóricas, simulando cenários futuros em projetos, como impactos ambientais, consumo energético ou desempenho estrutural sob diferentes condições.

Não tem calculadora em mãos? A Alexa+ pode realizar cálculos básicos e intermediários, além de converter unidades automaticamente.

6. Auxílio em apresentações de projetos

Como explicamos no início do texto, a Alexa+ é uma assistente multimodal, ou seja, ela entende voz, texto e até gestos (via dispositivos compatíveis), tornando seu uso mais acessível em ambientes ruidosos ou quando não é possível falar. Isso pode ser especialmente útil em obras, onde o barulho pode dificultar a comunicação por voz. Se o engenheiro está apresentando um trabalho, pode utilizar a assistente como auxiliar para troca de imagens, ajuste de iluminação e climatização ambiente, ou moderação em reuniões remotas.

Alexa+
Imagem de Freepik

Perspectivas para integração com plataformas de engenharia

Infelizmente, a Alexa ainda não é capaz de integração com plataformas de modelagem 3D e sensores de monitoramento estrutural, por exemplo. Contudo, existe uma perspectiva de que em breve a assistente possa permitir comandos de voz para navegar em softwares de desenho técnico ou manipular modelos virtuais em tempo real. Imagine poder usar comandos como “Alexa, atualize o modelo BIM do projeto Z” ou “Mostre os dados do sensor de vibração da ponte”. Não seria incrível?!

Enfim, pouco a pouco, a assistente Alexa da Amazon tem mudado a maneira como os engenheiros interagem com a tecnologia no seu dia-a-dia. A sua capacidade atual de executar tarefas e integrar-se com uma ampla gama de serviços e dispositivos já a torna uma ferramenta valiosa para aumentar a produtividade, reduzir esforços repetitivos e potencializar a criatividade e o foco em soluções técnicas reais.

Agora vamos lhe dar um banho de água fria! É que não existe previsão de disponibilidade da Alexa+ no Brasil. Porém, já podemos imaginar como ela será capaz de transformar o cotidiano dos profissionais de Engenharia! E você, engenheiro, está preparado para essa revolução?

Veja Também: 5 comandos que você NÃO imaginava que a Alexa faz


Fontes: Terra, Gizmodo.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.