Leão XIV: O que a eleição do novo Papa significa para a Ciência?

Papa Leão XIVPapa Leão XIV

No dia 8 de maio de 2025, a Igreja Católica anunciou a eleição de seu mais novo papa. O cardeal eleito, o norte-americano Robert Prevost, adotou o nome de Papa Leão XIV. Este evento nos fez refletir sobre o papel da Igreja Católica diante dos desafios contemporâneos, especialmente no diálogo entre fé e tecnologia. Vale lembrar que esse nome ‘Leão’ carrega uma herança de liderança visionária, marcada especialmente pelo Papa Leão XIII (1878-1903), justamente um dos mais emblemáticos nessa relação entre Igreja e Ciência.

Papa Leão XIV
Imagem reproduzida de Vatican News em Instagram

Para esse artigo, o Engenharia 360 coletou informações importantes sobre a história do Papa Leão XIII. E com isso, traçamos uma perspectiva sobre o que nós podemos esperar do Papa Leão XIV. Afinal, será que esse novo pontificado pode beneficiar de certa forma o futuro da engenharia e de todos aqueles fascinados pelo progresso humano? Continue lendo para descobrir!

Quem foi o Papa Leão XIII

O Papa Leão XIII nasceu como Vincenzo Gioacchino Raffaele Luigi Pecci no ano de 1810. Seu papado começou no ano de 1878 – que, aliás, era um período de intensas transformações sociais, políticas e tecnológicas. Seu governo como Bispo de Roma durou 25 anos (um dos mais longos da história) e durante todo esse tempo ele manteve, mesmo sem abandonar as tradições da Igreja, uma postura aberta para o diálogo com o mundo moderno. 

Papa Leão XIII
Papa Leão XIII | Imagem de Francesco Paolo Marchiani em Wikipédia – httpspt.wikipedia.orgwikiPapa_Le%C3%A3o_XIII#media
FicheiroRitratto_di_papa_Leone_XIII,_(F.P._Marchiani,_post_1878).jpg

Perfil negociador político

Segundo os historiadores, Leão XIII – que tinha formação em Teologia, Direito e Filosofia – mantinha uma postura de diplomata, apresentando um intelecto bastante refinado. Um de seus objetivos era renovar a religião, promovendo o diálogo entre a fé e a razão. Mas vale lembrar o quanto isso era complicado para a Igreja Católica naquele tempo, vendo seus pilares ameaçados diante da disseminação de várias doutrinas. Talvez a experiência que o novo papa tinha, como Diplomata da Santa Sé, arcebispo e núncio apostólico na Bélgica, tenha o preparado bem para habilidades de negociação e uma compreensão das dinâmicas políticas internacionais.

Algo que vale a pena lembrar da liderança do Papa Leão XIII é a sua liderança, que buscou um diálogo amplo com as correntes de pensamento e as transformações sociais que moldaram o final do século XIX.

Papa Leão XIII
Papa Leão XIII | Imagem de William Kennedy Laurie Dickson em Wikipédia – httpspt.wikipedia.orgwikiPapa_Le%C3%A3o_XIII#mediaFicheiroPapst_Leo_XIII_1898.jpg

A relação do Papa Leão XIII com a Ciência

Abertura dos Arquivos Secretos do Vaticano

A virada do século XIX para o século XX foi marcada pelo positivismo e materialismo, correntes de pensamento que levaram ao questionamento sobre o papel da religião. O interessante é que Leão XIII não via essas coisas como ameaça, buscando promover ativamente o diálogo entre fé e ciência. Em seu discurso, ele reafirmava a importância da Escolástica. Aliás, também demonstrava um apreço genuíno pela ‘ciência verdadeira’, aquela baseada em evidências e na investigação rigorosa. 

Um dos gestos mais simbólicos que o Papa Leão XIII fez nessa direção foi abrir os Arquivos Secretos do Vaticano para pesquisa de profissionais qualificados, permitindo que estudiosos do mundo todo tivessem acesso a documentos históricos, o que impulsionou pesquisas em diversas áreas do conhecimento.

Reinauguração do Observatório do Vaticano

Leão XIII também refundou o Observatório do Vaticano, o Especula Vaticana, no ano de 1891, destinando verbas e instrumentos modernos para pesquisa astronômica. Então podemos concluir que o seu papado não apenas aceitava, mas incentivava a investigação científica. Na carta apostólica ‘Ut Mysticam’, ele disse: “(que) todos possam ver claramente que a Igreja e seus pastores não se opõem à ciência verdadeira e sólida, seja humana ou divina, mas que a abraçam, incentivam e promovem ao máximo de devoção possível”.

A saber, atualmente, o Observatório do Vaticano colabora com o Mapa Internacional do Céu, sob a liderança da Academia de Ciências de Paris, o que coloca a Santa Fé no centro da pesquisa científica internacional.

Papa Leão XIII
Imagem de Jjstott em Wikipédia – httpspt.wikipedia.orgwikiFicheiroVaticanObservatory_VATT.jpg

Veja Também: Vaticano Secreto: A Incrível Ligação da Igreja com a Ciência

Captura de imagem por câmera cinematográfica

Por fim, queremos destacar a grande admiração do Papa Leão XIII pelas invenções modernas. Fato curioso é que ele foi o primeiro Papa a ter sua voz gravada e a ser filmado – registros históricos feitos por Alessandro Moreschi e William Kennedy Dickson, este último um dos criadores da câmera cinematográfica. Tais registros não só eternizaram sua imagem, mas também simbolizaram a abertura da Igreja as novas tecnologias.

O legado de Leão XIII para a comunidade científica

A atuação de Leão XIII na Igreja Católica teve um impacto marcante no avanço da ciência e da tecnologia ao nível global. A reativação do Observatório do Vaticano fortaleceu a pesquisa astronômica na instituição, promovendo uma colaboração inédita entre clérigos e cientistas na investigação dos céus. Além disso, os estudos realizados a partir dos Arquivos Secretos do Vaticano trouxeram importantes descobertas. Ao adotar uma postura mais aberta em relação ao universo científico, a Igreja contribuiu para desfazer mitos e desconstruir visões simplistas sobre um suposto conflito entre fé e ciência.

Resumindo, para quem trabalha com ciência, tecnologia e engenharia, a história de Leão XIII é inspiradora. Ele demonstrou que é possível ser religioso e, ao mesmo tempo, valorizar o conhecimento científico. Sua postura incentivou gerações de pesquisadores católicos e não católicos a buscar a verdade em todas as áreas do saber.

Igreja Católica
Imagem de Bewahrerderwerte em Wikipédia – httpspt.wikipedia.orgwikiIgreja_Cat%C3%B3lica#mediaFicheiro2019_03_12_AIDA_Rom_(19).jpg

O que esperar de Papa Leão XIV

Passado mais de um século, o mundo está bem diferente daquele conhecido por Leão XIII. Então, não podemos esperar que o Papa Leão XIV seja seu xerox, conduzindo seu governo como Bispo de Roma do mesmo modo. Porém, podemos tomar a liberdade de questionar o motivo pelo qual Robert Prevost escolheu tal nome. Será que, de certo modo, ele deseja dar continuidade ao legado científico deixado pelo Papa Leão XIII? Mais ainda, será que ele também deseja promover o diálogo entre a Igreja e a Ciência? Bem, só o tempo dirá!

Fato é que a tradição do nome ‘Leão’ está associada a uma liderança firme, sábia e visionária, capaz de guiar a Igreja em tempos de grandes transformações.

Papa Leão XIV
Imagem de reprodução Vatican News via ES360

Leão XIV deve enfrentar desafios inéditos, como aqueles relacionados com a Inteligência Artificial, biotecnologia, mudanças climáticas e desigualdade social – inclusive no acesso às tecnologias. Esperamos de verdade que ele incentive a participação da Igreja em todos esses debates, promovendo a ética, a justiça e o respeito humano no desenvolvimento científico. Esperamos que ele possa se aproximar dos engenheiros para refletir sobre os grandes dilemas do nosso tempo.

Considerações finais

Para aqueles que ainda questionam a contribuição da Igreja Católica para o avanço científico, vale destacar algumas citações recentes.

Um exemplo é o reconhecimento feito pelo renomado Stephen Hawking, durante uma conferência no Vaticano sobre “Ciência e Sustentabilidade”, do trabalho do padre Georges Lemaître (1894-1966) – sacerdote e cosmólogo belga – responsável por propor a teoria do Big Bang. Além disso, a própria declaração de Lemaître, afirmando que ciência e religião buscam a verdade por caminhos distintos, e que o cientista cristão possui a mesma liberdade de pensamento que seu colega não religioso, reflete o espírito de diálogo e abertura promovido por Leão XIII.


Fontes: Wikipédia, Revista Galileu, Olhar Digital, acidigital.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.