Uso de bioflocos ajuda na engorda de peixes e na redução do consumo de água


Em uma propriedade de Monte Aprazível (SP), os bioflocos ajudam na imunidade dos peixes e, também, na reutilização da água nos tanques. No entanto, o controle da qualidade deve ser reforçado. Uso de bioflocos ajuda na engorda de peixes
Reprodução/TV TEM
Nos aquários de tilápias, é muito comum ter uma substância no fundo do recipiente. Muitos podem pensar que são “sujeirinhas” mas, na realidade, elas são muito importantes: são bioflocos, partículas orgânicas que são compostas por bactérias e fungos.
O sistema faz com que, na piscicultura, a água dure por muito mais tempo e, por isso, melhore também o índice de conversão alimentar. No local onde os peixes são cultivados, em Monte Aprazível (SP), a tecnologia começou a ser usada a partir de 2017.
Apesar de ser uma novidade no país, os bioflocos ainda são pouco utilizados. Há diversas vantagens: entre elas, o aumento da imunidade dos animais, a redução da quantidade de comida e a reutilização da água do tanque. Porém, para isso, é necessário manter o controle da quantidade de flocos.
O aumento da imunidade dos peixes não provém apenas da nova tecnologia, mas também da vacinação. O procedimento começa a partir do anestésico à base de óleo de cravo, seguindo para um mergulho de 30 segundos. Assim, o manuseio para aplicação fica ainda mais fácil.
Veja a reportagem do programa exibida em 11/05/2025:
Uso de bioflocos ajuda na engorda de peixes e na redução do consumo de água
VÍDEOS: veja as reportagens do Nosso Campo
Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes sociais
Confira as últimas notícias do Nosso Campo
Adicionar aos favoritos o Link permanente.