Homem que colocou fogo na esposa com AVC e é condenado a 25 anos no ES


Claudinei da Conceição Silva colocou fogo no colchão onde Ana Paula Ribeiro Barbosa estava dormindo, em Vitória. O homem foi condenado por tentativa de feminicídio. Homem que colocou fogo no colchão que companheira dormia é condenado a 25 anos de prisão
Claudinei da Conceição Silva, acusado de tentar matar a companheira, Ana Paula Ribeiro Barbosa, ao atear fogo no colchão em que ela dormia, em Vitória, foi condenado a 25 anos de prisão em regime fechado. O caso aconteceu em novembro de 2022, no bairro Santa Martha.
Claudinei foi condenado por tentativa de feminicídio, com quatro qualificadoras: motivo fútil, meio cruel, recurso que dificultou a defesa da vítima e crime cometido no contexto de violência contra a mulher.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
Ele já estava preso preventivamente e agora seguirá cumprindo a pena em regime fechado. A sentença foi definida pelo Tribunal do Júri, na última quarta-feira (7).
Ana Paula Ribeiro Barbosa sofreu queimaduras após o companheiro Claudinei da Conceição Silva colocar fogo no colchão em que ela dormia em Vitória, Espírito Santo
Reprodução/TV Gazeta
Claudinei manteve um relacionamento de cerca de 20 anos com Ana Paula, marcado por brigas constantes motivadas por ciúmes. Mesmo depois que a mulher sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e perdeu parte da mobilidade, as discussões continuaram.
“A culpabilidade é elevada e ressoa extremamente grave, revelando-se de grande intensidade a conduta. Deve-se ressaltar, com efeito, que o acusado demonstrou absoluta insensibilidade para com a vida humana, sendo altamente repugnante a sua conduta. O agente tinha plena consciência de seus atos, ateando fogo no local em que a vítima se encontrava dormindo”, diz um trecho da sentença do juiz Carlos Henrique Rios do Amaral Filho que presidiu o Tribunal do Júri.
Relembre o caso
Ana Paula Ribeiro Barbosa, que na época tinha 40 anos, sofreu queimaduras graves após ter o corpo incendiado dentro de casa pelo companheiro. O crime aconteceu por volta das 21h do dia 15 de novembro de 2022.
Ana Paula Ribeiro Barbosa sofreu queimaduras após o companheiro Claudinei da Conceição Silva colocar fogo no colchão em que ela dormia em Vitória, Espírito Santo
Reprodução/TV Gazeta
Segundo o Boletim de Ocorrência, dois militares estavam se deslocando para apoiar outra guarnição e, quando passaram pela Avenida Maruípe, em Vitória, avistaram muita fumaça saindo do segundo andar de uma casa. Ao pararem a viatura, os policiais foram informados por moradores da região que, dentro da casa, havia uma mulher com mobilidade reduzida.
Ana Paula, que tinha a mobilidade reduzida por conta de um AVC, foi encontrada por policiais militares sobre um colchão em chamas. Com a ajuda de vizinhos, os agentes conseguiram resgatá-la pela varanda.
O fogo foi controlado pelo Corpo de Bombeiros e ela foi socorrida pelo Samu com queimaduras de segundo e terceiro grau. Claudinei fugiu após o crime, mas foi preso no dia 20 de dezembro do mesmo ano.
O que é feminicídio?
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo
Adicionar aos favoritos o Link permanente.