‘Revelação divina’: grávida de 62 anos espera o sexto filho após profecia de pastor

Grávida de 62 anos usou tecnologia de fertilização in vitro

Grávida de 62 anos usou tecnologia de fertilização in vitro – Foto: Arquivo pessoal/Jefferson Albino

Em Itapetininga (SP), uma grávida de 62 anos espera o nascimento de seu sexto filho após engravidar por meio da fertilização in vitro, motivada por uma revelação feita por um pastor da igreja que frequenta. Segundo Jefferson Albino, marido de Carmelina Alves Albino, o líder religioso afirmou que ela engravidaria.

O casal já tem cinco filhos, com idades entre 22 e 42 anos, e havia tentado iniciar uma gestação por fertilização in vitro diversas vezes, sendo a última em 2019. A revelação recebida pelo pastor dizia que o casal teria mais dois filhos, chamados Miriã e Moisés. Jefferson acredita que, no futuro, sua esposa ainda engravidará de um menino.

Miriã pode nascer em novembro, quando Carmelina completará 63 anos e a gestação atingirá nove meses. “Não tive nenhuma preocupação quanto à idade e estou preparada em todos os sentidos para essa maravilhosa gestação”, afirmou a mãe.

Grávida de 62 anos pode ser uma das três mulheres gestantes com mais idade no Brasil

O médico Lister Salgueiro, especialista em reprodução humana, realizou o procedimento de fertilização em Carmelina. Segundo ele, o método consiste em simular o ciclo reprodutivo da mulher com o uso de hormônios para controlar a ovulação.

Mulher grávida de 62 anos é acompanhada por médico especialista em reprodução

Mulher grávida de 62 anos é acompanhada por médico especialista em reprodução – Foto: Arquivo pessoal/Jefferson Albino

Quando os óvulos atingem o estágio ideal para fecundação, são retirados do corpo e injetados com espermatozoides. Depois, os embriões são avaliados e os mais bem classificados são inseridos novamente no útero da paciente.

O médico afirma que, oficialmente, a gestante mais velha no Brasil tinha cerca de 65 anos, e Carmelina pode estar entre as três com maior idade no país.

Ultrassom de criança na barriga de grávida

Grávida de 62 anos já havia tentado fertilização in vitro sem sucesso – Foto: Arquivo pessoal/Jefferson Albino

Ele explica que cerca de 60% de suas pacientes têm entre 40 e 43 anos. Segundo Salgueiro, atualmente uma gravidez acima de 40 anos, com óvulo doado por uma mulher mais jovem, pode ter riscos reduzidos em comparação com uma gestação natural.

Mesmo assim, gestantes mais velhas devem adotar cuidados especiais. É necessário um controle rigoroso do peso, da pressão arterial e da glicemia, sempre acompanhado de perto por um especialista.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.