Embreagem: como aumentar a vida útil com 6 cuidados essenciais

na foto aparece um homem que vai pisar no pedal da embreagem para movimentar o carro

Pedal de embreagem sendo acionado durante homem dirige o carro – Foto: Freepik/ND

Apesar do crescimento das vendas de carros com câmbio automático nos últimos anos, a maior parte da frota nacional usa a transmissão manual com acionamento da embreagem.

Mas qual a durabilidade da embreagem? Ela costuma funcionar bem entre 60 mil e 100 mil quilômetros, mas esse intervalo pode ser ampliado a depender da forma de uso do carro.

6 orientações para aumentar a durabilidade da embreagem

1) Não mantenha o pé no pedal

Esse comportamento do motorista é um dos mais frequentes e prejudiciais da embreagem. Mesmo uma leve pressão pode comprometer o funcionamento do conjunto e elevar a temperatura.

Isso reduz a durabilidade dos componentes. Ao concluir a troca de marcha, retire totalmente o pé do pedal

2) Evite trocas de marcha aceleradas

Evite fazer trocas de marcha aceleradas. Engatar marchas rapidamente pode impedir a sincronia correta dos elementos do câmbio. Isso pode resultar em desgaste muito antes do tempo previsto.

3) Não utilize a embreagem como controle em subidas

Não use a embreagem como controle em subidas. Segurar o carro em inclinações usando somente a embreagem é uma prática incorreta. Isso sobrecarrega o sistema e acelera o processo de desgaste.

4) Sempre inicie o movimento em primeira marcha

Começar a andar com o carro na segunda marcha para tentar uma saída mais controlada força o sistema de forma desnecessária. Utilize a primeira marcha e acione a embreagem conforme a velocidade do carro aumenta.

na foto aparece uma marcha com transmissão manual que faz parte do sistema de embreagem

A velocidade de um carro depende do número da marcha que o motorista aciona – Foto: Freepik/ND

5) Evite deixar o veículo engatado quando estiver parado

Durante paradas longas ou ao estacionar, mantenha o câmbio em ponto morto e utilize apenas o freio de estacionamento.

Deixar a marcha engatada com o pedal pressionado causa desgaste no sistema. Se houver falha no freio de estacionamento, procure assistência técnica.

6) Mantenha atenção à manutenção preventiva

Caso perceba dificuldades na troca de marcha, ruídos, ou vibrações ao acionar o pedal, é preciso levar o carro a um reparador especializado para avaliação.

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