Bolsonaro afirma que Cid foi torturado: ‘pau de arara do séc. 21’

Mauro Cid foi torturado

Bolsonaro afirma em entrevista que Mauro Cid foi torturado – Foto: Reprodução Youtube/Uol

O ex-presidente Jair Bolsonaro acusa Moraes de chantagem em delação premiada do seu ex-ajudante de ordens, o tenente-coronel Mauro Cid. Em entrevista ao Uol, nesta quarta-feira (14), Bolsonaro afirmou que Cid foi torturado em sessões conduzidas pelo ministro do STF Alexandre de Moraes.

“Vocês viram o vídeo, chegou um ponto do Alexandre de Moraes interrogar o Cid. Ele falou ‘olha teu pai, olha tua esposa, olha tua filha’, você pode fazer delação nessas circunstâncias? Não, até a Lava Jato falou que isso aí é pau de arara do século 21 e foi feito com o Cid”, comentou Bolsonaro.

Como Cid foi torturado de acordo com Bolsonaro

Segundo Bolsonaro, o tenente-coronel Mauro Cid foi torturado ao longo das sessões de delação premiada, que se iniciaram em setembro de 2023, quando estava preso preventivamente há cerca de cinco meses.

O ex-ajudante de ordens foi detido sob suspeita de tentar acobertar o desvio de jóias sauditas do acervo presidencial. Em entrevista ao Uol, Bolsonaro defendeu que as joias eram de propriedade do presidente e que poderiam ser vendidas.

Cid foi torturado

Tenente-coronel Mauro Cid depõe na CPI dos atos golpistas – Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Ao negociar com a Polícia Federal, Cid se comprometeu a cooperar com as investigações que envolviam diretamente o ex-presidente Bolsonaro. Como parte do acordo, ele relatou a existência de articulações para manter Bolsonaro no poder por meios ilegais. Para Bolsonaro, Cid foi torturado para dizer coisas que não correspondem à realidade. O conteúdo da delação foi usado como base para denúncias formais contra Bolsonaro e aliados.

A irregularidade apontada por Bolsonaro para concluir que Cid foi torturado se deu com a postura do ministro durante interrogatório do Cid. Em fevereiro de 2025, Moraes liberou o acesso a trechos da delação de Mauro Cid.

“O Cid foi torturado, não vou dizer que ele mentiu, ele foi torturado. Pensar na filha e na esposa, que teriam comprovação da falsificação do cartão de vacina delas”, comentou Bolsonaro sobre como Cid foi torturado.

Cid foi torturado

Brasília (DF), 26032025 – Ex-presidente Jair Bolsonaro durante declaração a imprensa após virar Réu no STF – Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Para o ex-presidente, Cid foi torturado por meio de chantagem sobre seus familiares. Ao pedir que ele pensasse na filha e na esposa, que também teriam implicações por falsificarem o cartão de vacina para ir aos Estados Unidos, Moraes estaria pressionando Cid a dizer factóides que o incriminasse.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por EBC (@ebc)

De fato, nos termos do acordo, Cid solicitou o perdão judicial pelos crimes confessados e que os benefícios fossem estendidos a sua esposa, filha e ao pai, o general Mauro Lourena Cid, além de solicitar proteção à família, o que foi concedido. Para Bolsonaro, a chantagem ainda pode ter outra origem, visto que sua defesa não tem acesso integral aos autos do processo.

“Talvez alguém tenha pego um vídeo, uma mensagem esquisita dele que comprometa a sua honra, a sua dignidade e, em função disso, estão partindo para a chantagem. É possível que tenha acontecido”, Bolsonaro afirmou ao levantar possibilidades sobre como Cid foi torturado.

Apesar de defender Mauro Cid na entrevista, Bolsonaro evitou afirmar que confia no ex-ajudante de ordens e em outros militares que participaram do seu governo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.