Você Sabia? A Maior Caldeira de Recuperação do Mundo é Brasileira e Sustentável

Maior Caldeira do MundoMaior Caldeira do Mundo

Um dos maiores feitos da engenharia brasileira foi a construção da maior caldeira de recuperação do mundo. Tal estrutura está localizada em Lençois Paulista, no interior de São Paulo. O equipamento pertence à empresa Bracell, uma gigante da bioindústria de celulose, que vem se destacando no Mercado Global por suas práticas sustentáveis e tecnologia de ponta. A capacidade é para a queima de 13.000 toneladas de sólidos por dia; e o melhor, totalmente livre de combustíveis fósseis e operando apenas com matéria-prima renovável. Confira mais detalhes no artigo a seguir, do Engenharia 360!

Maior Caldeira do Mundo
Imagem reproduzida de Bracell

O que é uma caldeira de recuperação?

Antes de tudo, precisamos entender direito o que é uma caldeira de recuperação na engenharia. Bem, em menor escala, um equipamento desses seria responsável pela geração de vapor utilizado na produção de energia térmica para aquecimento de água. Já no setor industrial, esse vapor é utilizado na recuperação e reutilização de químicos no processo de produção de produtos, especialmente na fabricação de celulose. Isso torna o sistema mais eficiente e sustentável, reduzindo o consumo de recursos e a emissão de resíduos.

Agora quando falamos da caldeira da Bracell, vale destacar porque ela é tão especial. Segundo os seus administradores, a instalação seria capaz de produzir 2.000 toneladas de vapor por hora, superando em 40% a capacidade produtiva das caldeiras convencionais. Além disso, sua tecnologia é bastante avançada, recuperando e reaproveitando ao máximo os insumos. E com capacidade instalada de 420 MW, a fábrica ainda consegue, de quebra, gerar energia excedente e exportá-la para o Sistema Interligado Nacional.

Portanto, desde que foi lançada, a caldeira de recuperação da Bracell, a maior do mundo, tem estabelecido um novo padrão de eficiência e sustentabilidade na geração de energia industrial.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Perito TJRJ Ancelmo Secco Moreira (@asm_solucoes_em_engenharia)

Integração caldeira Bracell e Projeto Star

Atualmente, o maior empreendimento da empresa Bracell é o Projeto Star. A nova planta, inaugurada em 2021, foi desenhada especialmente para a produção de papel e celulose e teria a capacidade de produção de 1,5 milhões de toneladas de celulose solúvel ou até 3 milhões de toneladas de celulose kraft por ano. Dentro deste complexo está, portanto, a maior caldeira de recuperação do mundo, além do primeiro gaseificador de biomassa em operação no setor na América do Sul. 

Para que todo o projeto desse certo, a Bracell precisou cuidar antes de alguns detalhes. Primeiro, ela importou da Espanha um super balão de vapor para a caldeira (steam drum), pesando 310 toneladas e medindo 30 m de comprimento. O equipamento foi instalado a uma altura de 94 m, utilizando os dois maiores guindastes do Brasil em uma operação milimétrica que durou cerca de 7 horas e exigiu extrema precisão para garantir a segurança e o sucesso da montagem.

Maior Caldeira do Mundo
Imagem reproduzida de Bracell

Num segundo momento, a empresa precisou detalhar como seria realizado o escoamento da produção da sua unidade em São Paulo. Assim, ela criou um sistema de logística robusto, que prevê a celulose saindo da fábrica em centenas de caminhões até um terminal intermodal em Pederneiras, de onde segue por trem até o Porto de Santos. Essa estratégia otimiza custos, reduz emissões e garante agilidade na distribuição para mercados internacionais, como Europa e Estados Unidos.

Como funciona a caldeira de recuperação?

Como você já pode imaginar, a caldeira de recuperação é um equipamento fundamental para fábricas de celulose. Sua função é basicamente recuperar químicos usados no processo produtivo e gerar vapor para movimentar as máquinas e produzir energia elétrica. 

Lá na Bracell, a caldeira (tipo aquatubular) aquece a água dentro de tubos expostos aos gases da combustão da biomassa, produzindo vapor em grandes volumes e suportando pressões elevadas, essenciais para processos industriais de alta demanda. Esse é o mesmo modelo que iremos encontrar em termelétricas e usinas de cogeração, pois alia alta eficiência energética, baixo consumo de biomassa e facilidade de manutenção, além de operar com uma combustão completa que reduz emissões e prolonga a vida útil dos componentes internos.

Comparativos com outras caldeiras

Existem diversas caldeiras de recuperação em funcionamento em fábricas ao redor do mundo; acontece que nenhuma delas se compara à capacidade da estrutura construída pela Bracell, que supera em termos de escala, tecnologia limpa e geração de energia autossustentável. Podemos citar como exemplo a caldeira utilizada pela Suzano em Três Lagoas, em Mato Grosso do Sul, também uma importante referência em termos de eficiência e segurança operacional na engenharia.

Quais os principais benefícios do sistema de caldeira de recuperação da Bracell?

  • Geração de cerca de 6.650 empregos diretos e indiretos.
  • Fortalecimento da economia local com investimentos em infraestrutura e tecnologia.
  • Incentivo na formação de mão de obra qualificada na região.
  • Alinhamento com normas ambientais rigorosas.
  • Redução drástica da dependência de combustíveis fósseis.
  • Equipamento com seis precipitadores eletrostáticos que minimizam emissões de partículas e poeira.
  • Uso de gaseificação de resíduos orgânicos para gerar biogás e reduzir emissões de GEE.
  • Caldeira 100% movida a biomassa renovável (eucalipto), com cultivo sustentável de eucalipto em áreas degradadas, contribuindo para absorção de CO2.
  • Autossuficiência energética com três turbogeradores que produzem 420 MW. E subestação de 440kV com tecnologia GIS fornece energia limpa para cerca de 750 mil residências.
  • Fortalecimento da matriz energética sustentável do Brasil.
  • Contribuição com metas de neutralidade de carbono.
Maior Caldeira do Mundo
Imagem divulgação via Portal Celulose

Quais as perspectivas para engenharia industrial brasileira?

A construção da maior caldeira de recuperação do mundo pela Bracell mostra o potencial da engenharia industrial brasileira. O projeto comprova que o país possui capacidade técnica, mão de obra qualificada e compromisso com a inovação e a sustentabilidade. Com tecnologia de ponta e operação livre de combustíveis fósseis, a iniciativa coloca o Brasil na vanguarda da bioindústria global e abre caminho para novos investimentos em soluções limpas e eficientes.

Veja Também:

Conheça a maior turbina eólica de madeira do mundo

Entenda como as plataformas de petróleo são construídas


Fontes: Rádio Caçula, Blog Burntech.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.