Broto, do BB, bate 1M de acessos e amplia portfólio para o produtor rural

Agronegócio
Agronegócio (Foto: Canva)

Idealizado a partir de uma iniciativa de intraempreendedorismo do Banco do Brasil (BB), o Broto nasceu como um projeto voltado a apoiar produtores rurais na expansão de seus negócios. Hoje, com cerca de 250 mil produtores cadastrados e 1 milhão de acessos mensais, a plataforma aposta em um ecossistema de soluções integradas para que agricultores encontrem, em um só lugar, tudo o que precisam para impulsionar seus resultados.

“Inicialmente, o Broto se posicionou como uma plataforma viabilizadora, conectando ao ambiente digital os parceiros do BB que já faziam parte do arranjo físico do agronegócio. No entanto, o plano de negócios já trazia uma visão de futuro que contemplava a expansão para novas linhas de negócio”, afirma Marco Santos, superintendente-executivo de Operações e Tecnologia do Broto.

A plataforma foi lançada em 2020 como um marketplace voltado ao agronegócio, com a comercialização de máquinas e equipamentos, insumos, ferramentas digitais e cursos aos produtores. Três anos depois, o spin-off do Banco do Brasil se estruturou como uma empresa própria, a Broto S.A., controlada pelo próprio BB e pela BB Seguros. Com isso, ganhou autonomia contábil e passou a colocar em prática um projeto mais amplo, tendo o marketplace como ponto de partida, mas já com o desenvolvimento de novas frentes de negócio.

“Hoje o Broto é uma plataforma digital com o mar completamente aberto: temos liberdade e capacidade de alcance que vão além de qualquer bandeira ou instituição”, explica Marco. Segundo o executivo, mais de 52% dos atuais clientes da startup não têm vínculo direto com o Banco do Brasil.

Novas linhas de negócio

Recentemente, a startup criou o Clube Broto, um clube de benefícios voltado para produtores rurais. Por meio de uma assinatura, os participantes têm acesso a ofertas, descontos exclusivos, recompensas e um portfólio de soluções tecnológicas selecionadas pelos especialistas do Broto. A proposta, segundo Marco, é consolidar um ecossistema de ganha-ganha, no qual produtores, aliados e empresas patrocinadoras se beneficiam mutuamente.

No caso dos aliados, escolhidos criteriosamente para expor seus produtos e serviços em uma vitrine de alto valor agregado, a iniciativa oferece acesso a uma base ampla e segmentada de clientes, geração de leads qualificados e, como consequência, aumento nas vendas. Já para as empresas patrocinadoras, o clube representa a oportunidade de oferecer um programa adicional de fidelização a seus clientes, fortalecendo sua presença no agro com maior alcance, engajamento e diferenciação competitiva.

A expectativa é que o Clube Broto alcance 100 mil assinantes nos próximos três anos. “Com esse lançamento, queremos ampliar significativamente nossa base, levando soluções para o dia a dia do produtor rural. Por isso, vemos essa frente como uma linha de negócios bastante promissora”, pontua Marco.

O Broto também permite que os usuários acessem linhas de crédito, simulem condições de financiamento e encontrem opções de seguro e previdência voltadas para os negócios, os agricultores e suas propriedades. Além disso, oferece soluções (próprias e de parceiros) para gestão do campo com base em dados, visando reduzir riscos, melhorar a tomada de decisão e aumentar a produtividade. A plataforma inclui ainda o Consórcio BB Agro, voltado para a aquisição de tratores, máquinas, implementos agrícolas e outros itens, e uma calculadora financeira que mostra quanto os produtores podem economizar ao implementar energia solar em suas propriedades.

Mais recentemente, a startup passou a concentrar esforços em facilitar as operações de barter, modelo em que o produtor rural adquire insumos, como sementes, fertilizantes e defensivos, oferecendo em troca parte da sua produção futura, geralmente grãos como soja, milho ou algodão.

Para Marco, o grande diferencial do Broto é integrar diversas soluções que permitem ao usuário realizar toda a sua jornada em um só lugar. “Ao contrário de outras plataformas do mercado, que atuam de forma mais segmentada, o Broto adota uma abordagem ampla, oferecendo soluções para as demandas mais abrangentes dos produtores rurais”, afirma.

Ele observa que, de modo geral, o elo humano e pessoal ainda é um fator-chave para o produtor rural brasileiro. “O comportamento de compra ainda é fortemente baseado na confiança e proximidade, no atendimento familiar, nos arranjos regionais e no relacionamento local – e é importante que isso também migre para o ambiente digital. De todo modo, é notável, especialmente entre as novas gerações, que o digital já tem ganhado mais espaço no setor.”

Marco Santos, superintendente-executivo de Operações e Tecnologia do Broto
Marco Santos, superintendente-executivo de Operações e Tecnologia do Broto (Foto: Divulgação)

Visão de futuro

Na visão da Broto, trabalhar com dados é essencial para oferecer soluções mais alinhadas à realidade do campo. A plataforma aposta no uso dessas informações para entender o comportamento dos produtores rurais e, com isso, criar ofertas mais personalizadas e eficientes. O objetivo é aumentar o engajamento por meio de ofertas que dialoguem diretamente com as necessidades do produtor.

Essa abordagem será especialmente importante no Clube Broto, que pretende organizar cestas de soluções específicas, ou seja, pacotes personalizados que reúnem serviços e produtos voltados à realidade de cada agricultor, de forma prática e integrada.

Outra linha de atenção do Broto envolve o uso da tokenização de ativos, uma tendência crescente no agro que se conecta com o avanço das finanças descentralizadas. “À medida que os processos no campo se tornam mais padronizados e o arcabouço jurídico evolui, surgem novas oportunidades para levar crédito e alternativas de desenvolvimento ao produtor rural”, antecipa Marco.

“O objetivo para os próximos anos é fortalecer o compromisso do Broto com a digitalização no agronegócio, oferecendo soluções adequadas e com foco em atender o produtor rural”, finaliza.

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