Pierpaolo Piccioli é o novo diretor criativo da Balenciaga 

O Grupo Kering, detentor da grife Balenciaga, confirmou nesta segunda-feira (19.05), que Pierpaolo Piccioli é o novo diretor criativo da casa. O estilista italiano assume a marca francesa, após a saída do georgiano Demna, que foi revelada em março. 

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Em comunicado à imprensa, Francesca Bellettini, vice-CEO do conglomerado, afirma que “[Pierpaolo] é um dos designers mais talentosos e celebrados da atualidade e seu domínio da alta-costura, sua voz criativa e sua paixão pelo savoir-faire o tornam a escolha ideal para a maison”. 

Em março do ano passado, Pierpaolo deixou a Valentino, por onde trabalhou por 25 anos e, entre 2008 e 2024 (até 2016, ao lado de Maria Grazia Chiuri), foi diretor criativo. Por lá, a sua trajetória ganhou fama principalmente pelas coleções de couture, com destaque para o trabalho com volumes marcantes e cores vivas. 

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Apesar de ser conhecido pela moda urbana, Demna também resgatou a conexão da Balenciaga com a alta-costura nos últimos anos. O designer trouxe esse tipo de produção de volta em julho de 2021, depois dos ateliês da casa ficarem fechados por mais de meio século. Além disso, vestiu estrelas como Nicole Kidman, Michelle Yeoh e Isabelle Huppert em tapetes vermelhos. Ao que tudo indica, a escolha de Pierpaolo pelo grupo Kering direciona a marca cada vez mais para o alto-luxo. 

 “O legado e o arquivo de Cristóbal Balenciaga são provavelmente uma das declarações de moda mais influentes de todos os tempos”, escreveu Pierpaolo, em seu perfil do Instagram. “Ele fez tudo antes de todos; inventou literalmente a cultura da criatividade; difundiu a ideia de alta-costura em cada aspecto de sua carreira e mostrou, por meio de suas criações, o poder da evolução e da inovação.” 

Pierpaolo Piccioli assume a Balenciaga em 10 de julho, logo após a última apresentação de Demna na marca, com uma coleção de alta-costura. A sua estreia nas passarelas está prevista para outubro, durante a semana de moda de Paris. 

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