SP premia 122,7 mil estudantes com medalhas na Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais de SP

SP premia 122,7 mil estudantes com medalhas na Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais de SP

Participantes da 2ª edição da Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais de São Paulo (Omasp) já podem conferir o resultado das provas aplicadas no início do mês. A Secretaria da Educação de São Paulo (Seduc-SP) divulgou nesta terça-feira (20) os vencedores por escola e nível. Neste ano, mais de 122,7 mil estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio conquistaram uma medalha.

Em toda rede serão distribuídas 15.886 medalhas de ouro; 34.461 medalhas de prata; e 72.362 medalhas de bronze. Assim como no primeiro ano do projeto, em 2024, a proposta é reconhecer o desempenho de estudantes de todas as cidades paulistas. Para isso, foram selecionados 5% dos estudantes com as melhores notas por município.

As escolas podem conferir o resultado na página da Secretaria Escolar Digital em Diário de Classe/Olimpíadas/Relatório de classificação. Foram selecionados para a segunda fase 792,5 mil alunos.

Além dos estudantes, professores, escolas e diretorias também serão premiadas. O “troféu olímpico” será entregue às Diretorias de Ensino que atingirem 90% ou mais de participação de alunos ou se tiverem uma participação maior que a edição anterior. Nos próximos meses, cada uma das 91 diretorias de ensino organizará a premiação com estudantes de cada região.

Etapas da Omasp

A Omasp é dividida em duas fases. A primeira etapa é eliminatória. A partir da Prova Paulista do 1º bimestre, aplicada no início de abril, foram classificados 30% estudantes de cada ano ou série que tiverem as melhores pontuações nas questões de matemática, de cada escola.

Na segunda etapa, os candidatos tiveram o desafio de resolver 20 questões de múltipla escolha, on-line, focadas no raciocínio lógico e na análise de práticas matemáticas relacionadas à vida cotidiana, em formato similar a de competições como a Obmep (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). O nível de dificuldade de cada item variou de acordo com o ano ou série do aluno.

Para o segundo semestre, está prevista a terceira e última etapa da Omasp. Serão convocados todos os medalhistas de ouro da fase municipal. Esses estudantes terão acesso a um treinamento especial  com aulas intensivas de matemática com professores especialistas em olimpíadas. Para os medalhistas de ouro, ainda estão previstos convites para participação na OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática). 

O post SP premia 122,7 mil estudantes com medalhas na Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais de SP apareceu primeiro em Agência SP.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.