Google integra IA Gemini ao Chrome: saiba como vai funcionar

Durante o Google I/O 2025, realizado na última terça-feira, o Google anunciou uma novidade interessante: a integração do seu assistente de inteligência artificial, Gemini, ao navegador Chrome. A partir de agora, o browser ganha um toque de inteligência que pode simplificar a vida dos usuários, oferecendo resumos, comparações e até navegação assistida em sites.

Um assistente ao alcance de um clique no Chrome

A integração do Gemini no Chrome começa com funcionalidades que ajudam a entender e organizar informações de páginas da web. Durante uma busca de algum item para compra, por exemplo, será possível ver um resumo rápido das principais características do produto. Um ícone brilhante no canto superior direito do Chrome abre uma janela flutuante do assistente, que pode ser movida e redimensionada. A partir daí, é só perguntar.

No vídeo informativo, a empresa mostra uma pessoa acessando uma página de receita e perguntando ao Gemini se aquela receita poderia ser feita sem glúten, e ele adequa os ingredientes para esse propósito. Outro exemplo é de um estudante lendo um texto e pedindo ajuda para entender o seu contexto, e o Gemini oferece uma explicação mais detalhada, com tabelas.

Em uma demonstração pré-evento, Charmaine D’Silva, diretora de gerenciamento de produtos da equipe do Chrome, mostrou como o Gemini funciona na prática. Ao acessar a página de um saco de dormir no site da REI, ela usou uma sugestão do Gemini para listar os principais atributos do produto. O assistente leu a página inteira e entregou um resumo claro e direto. Depois, D’Silva perguntou se o saco de dormir seria adequado para acampar no Maine, e o Gemini combinou informações da página com dados da web para dar uma resposta útil.

Gemini promete navegação inteligente

Gemini

O potencial do Gemini vai além de resumir uma única página. Na mesma demonstração, D’Silva navegou para o site de outro varejista, selecionou um saco de dormir diferente e pediu ao Gemini para comparar os dois produtos. O resultado? Uma tabela comparativa organizada, com informações extraídas de ambos os sites. Essa capacidade de cruzar dados de diferentes páginas é um dos destaques da nova ferramenta.

E as novidades não param por aí. Ainda em 2025, o Google planeja lançar uma funcionalidade que permitirá ao Gemini responder perguntas com base em várias abas abertas ao mesmo tempo. Além disso, uma versão futura do assistente será capaz de navegar por sites em nome do usuário. Em outro exemplo prático, D’Silva acessou um site de receitas e pediu ao Gemini para rolar a página até a lista de ingredientes. O assistente foi direto ao ponto e ainda converteu uma medida de açúcar de xícaras para gramas quando solicitado.

Quando o Gemini chega ao Chrome?

O recurso será lançado em 21 de maio de 2025, inicialmente em fase de acesso antecipado para usuários do Windows e macOS, com 18 anos ou mais e configurados para o idioma inglês. Para experimentar, é preciso ter uma assinatura dos planos AI Pro ou Ultra do Google ou estar usando as versões beta, canary ou dev do Chrome.

Segundo Parisa Tabriz, vice-presidente e gerente geral do Chrome, a integração no Chrome mobile está nos planos, mas, por enquanto, o foco está na experiência em desktops.

Fonte: theverge

Leia também:

Como usar o Google Gemini para resumir vídeos do YouTube rapidamente

Galaxy S25 agora enxerga com Gemini Live: quase um Jarvis no bolso

Adicionar aos favoritos o Link permanente.