O que é o Domo de Ouro dos EUA e como Elon Musk está envolvido?

Domo de Ouro Estados UnidosDomo de Ouro Estados Unidos

Desde a Segunda Guerra Mundial e o lançamento da bomba atômica sobre Hiroshima e Nagasaki, o mundo tem vivido sob grande tensão. Estados Unidos e União Soviética passaram a disputar liderança global, investindo pesado em projetos de defesa e ataque militar. A situação se agravou após a dissolução do regime soviético e a independência de nações produtoras de urânio, como o Cazaquistão. Agora vivemos o que os especialistas chamam de Terceira Guerra Fria e os americanos anunciam que estão desenvolvendo um sistema de defesa antimíssil altamente avançado chamado de Domo de Ouro (Golden Dome).

Esse grande escudo aéreo seria semelhante ao famoso Domo de Ferro de Israel, sendo capaz de interceptar mísseis balísticos, hipersônicos e nucleares diretamente no espaço. E embora os Estados Unidos não tenham admitido, acredita-se que esse sistema servirá para proteger seu território de ameaças estratégicas vindas de potências como China e Rússia. Explore mais essa história no artigo a seguir, do Engenharia 360!

Como seria o Domo de Ouro dos Estados Unidos?

Antes de tudo, vale destacar que o Domo de Ferro de Israel foi projetado para ser um sistema móvel de interceptação de foguetes de curto alcance, atuando principalmente em solo; o olha que ele já tem alta taxa de sucesso (cerca de 90% de eficiência). Porém, o Domo de Ouro dos Estados Unidos seria muito mais abrangente e sofisticado. Seu projeto prevê a instalação de satélites espaciais equipados com sensores e interceptadores que atuariram em várias fases do voo de um míssil inimigo, desde a sua detecção antes do lançamento até a sua destruição nos estágios inicial, intermediário ou final da trajetória.

Domo de Ouro Estados Unidos
Imagem gerada em IA de Gemini

Funcionamento

A saber, essa constelação seria composta de 400 a 1000 satélites de monitoramento no espaço, detectando possíveis ameaças. Cerca de 200 deles seriam armados com mísseis e lasers para interceptar e destruir mísseis inimigos ainda em voo. Serão múltiplas fases do ataque, criando uma cadeia de defesa integrada (terra e espaço) e em camadas. E até onde se sabe, a InteligênciaArtificial deve ser utilizada para realização de cálculos em tempo real de trajetórias e tomadas de decisão.

Domo de Ouro Estados Unidos
Imagem gerada em IA de Qwen

A ideia é que o sistema funcione realmente de forma automática e contínua, garantindo resposta imediata a qualquer tentativa de ataque com tecnologia balística ou hipersônica. Mas para colocar em prática esse plano, o custo estimado inicial é equivalente a US$ 175 bilhões – embora especialistas indiquem que o valor pode ultrapassar a US$ 542 bilhões apenas na parte espacial do projeto nos próximos vinte anos. Então, se tudo der certo, esse será o maior investimento em tecnologias de defesa da história dos Estados Unidos.

Qual a explicação de engenharia do Domo de Ouro?

Se o Domo de Ouro for realmente executado, será uma tecnologia única, como nenhum outro sistema de defesa do qual já tivemos conhecimento. Imagine o poder dessa combinação: Inteligência Artificial, sensores infravermelhos de longo alcance e interceptadores autônomos.

Componentes espaciais

A explicação divulgada pela Casa Branca sobre o Domo de Ouro é que seria uma rede de satélites posicionados em órbita de baixa Terra (LEO – Low Earth Orbit). Cada satélite seria equipado com sensores extremamente sensíveis, capazes de captar sinais térmicos mínimos, mesmo em grandes distâncias.

O sistema do Domo poderá calcular a trajetória e identificar o destino provável de um projétil, comunicar-se em tempo real com outras unidades para planejar a interceptação, e acionar interceptadores espaciais que voaram até o alvo para destruí-lo. Também contará com criptografia avançada para evitar ataques cibernéticos ou interferências adversárias. E, além disso, será guiado por softwares de IA treinados em múltiplos cenários de combate, inclusive ataques coordenados com dezenas ou centenas de mísseis.

Componentes terrestres

Além da infraestrutura espacial, o Domo de Ouro contará com estações de comando e controle localizadas em solo, onde oficiais militares monitorarão o funcionamento do sistema. Essas estações estarão conectadas a centros de inteligência e agências como a NSA e a CIA. E a integração entre Terra e espaço dependerá de redes de comunicação seguras e rápidas, além de supercomputadores dedicados às análises de dados. Em nota conjunta com a Casa Branca, o Pentágono declarou que, em tal situação, deverá usar soluções de empresas de tecnologia com expertise em Big Data e Machine Learning.

Domo de Ouro Estados Unidos
Imagem gerada em IA de Gemini
Domo de Ouro Estados Unidos
Imagem gerada em IA de Gemini

O que Elon Musk tem a ver com o Domo de Ouro?

Se o projeto do Domo de Ouro for mesmo colocado em prática, veremos nos próximos meses e anos várias pesquisas e inovação e engenharia aeroespacial, defesa antimíssil, Inteligência Artificial para análise de dados e automação, além de logística para o lançamento e manutenção da constelação de satélites.

Nesse cenário, é bem provável que o nome do famoso empresário Elon Musk ganhará ainda mais destaque. A SpaceX é uma das mais cotadas para participar do desenvolvimento do Domo de Ouro, peça-chave para a infraestrutura de lançamento de satélites. Isso inclui o uso dos seus foguetes reutilizáveis e a experiência da Stalink com a constelação global. Os boatos são de que estaria sendo combinada uma contratação de serviço de assinatura, em que o Departamento de Defesa Americano pagaria mensalmente por acesso ao sistema – o que levanta preocupações sobre dependência excessiva de uma única empresa privada.

Domo de Ouro Estados Unidos
Imagem gerada em IA de Qwen

Em paralelo com a SpaceX, estão concorrendo pela parceria outras duas empresas, a Palantir Technologies (especialista em softwares) e a Anduril Industries (especialista em drones). Juntas, elas propõem a construção de diferentes componentes do escudo antimísseis, com a empresa de Musk focada na infraestrutura espacial, aproveitando sua expertise em foguetes e satélites.

Qual a reação do mundo diante da construção do Domo de Ouro?

Desde o anúncio da construção do Domo de Ouro pelo governo dos Estados Unidos, a comunidade de segurança internacional tem manifestado profunda preocupação com o aumento das tensões entre as principais potências militares.

Especialistas levantam questionamentos sobre o papel de Elon Musk nesse empreendimento, inclusive sugerindo uma possível ruptura com os métodos convencionais de aquisição militar. Um dos aspectos mais controversos envolve o modelo de serviço de assinatura proposto pela SpaceX. Além disso, o público americano expressa suas próprias inquietações quanto à dependência governamental da empresa, aos custos envolvidos no projeto e aos potenciais conflitos geopolíticos globais.

Veja Também: O Domo de Ferro: Tecnologia para Defesa de Israel


Fontes: CNN, G1, Olhar Digital.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.