Jony Ive desenhou o iPhone. Agora vai “reimaginar o computador” na OpenAI

O designer que concebeu a forma de alguns dos produtos mais icônicos de nossa era – o iPhone, o Apple Watch e o Macbook Air – acaba de se unir ao ‘pai’ do ChatGPT.

A OpenAI está pagando US$ 6,5 bilhões pela io, a startup de hardware criada no ano passado por Jony Ive, o lendário diretor de design da Apple que revolucionou a indústria de eletrônicos ao lado de Steve Jobs.

A transação será fechada com a troca de ações. A OpenAI já tinha uma participação de 23% na io.

A ambição, de acordo com Sam Altman, o cofundador e CEO da OpenAI, é “reimaginar completamente o que significa usar o computador,” e Ive será o líder responsável por ‘deep creative and design’ na OpenAI.

IMG 1517

Altman e Ive pretendem “criar uma família de produtos para a era da inteligência artificial geral” – quando os sistemas de IA conseguirão superar os humanos em praticamente todas as habilidades cognitivas.

O ChatGPT já é um dos sites mais acessados do mundo – e vem roubando espaço no mercado de buscas na internet, dominado pelo Google.

A compra da io confirma as especulações de que a OpenAI quer causar disrupção também no mercado de hardware, potencialmente ameaçando a liderança da Apple – que já enfrenta dificuldades para se manter na fronteira da inovação em meio às transformações da inteligência artificial.

Ive deixou a Apple em 2019 levando consigo um grupo de designers. Antes de fundar a io, abriu o estúdio LoveFrom, em São Francisco.

O time de 55 engenheiros de hardware da io agora fará parte dos quadros da OpenAI. Ive continuará independente, mantendo suas atividades no LoveFrom, mas os projetos na dona do ChatGPT deverão ocupar a maior parte de seu tempo daqui para frente.

“A IA é um salto enorme em termos do que as pessoas podem fazer – e por isso precisamos de um novo formato de computação, para aproveitar ao máximo esse potencial,” disse Altman.

A expectativa é que o primeiro produto dessa parceria chegue ao mercado em 2026.

Gene Munster, o analista da Deep Water Asset Management e um veterano na cobertura das Big Techs, disse que “mudanças tecnológicas como a internet, os smartphones e a inteligência artificial acontecem uma vez a cada geração” e que “a OpenAI está catalisando essa transformação em algo tangível.”

Desde a estreia do ChatGPT, no final de 2022, a OpenAI subiu ao posto de startup mais badalada do planeta – e já vale US$ 300 bilhões. A compra da io é a maior aquisição na sua história.

Publicamente, não se sabe o que a startup de Ive vem desenvolvendo – a não ser que se dedica a imaginar dispositivos adequados para os recursos oferecidos pelos sistemas de IA.

Segundo a Bloomberg, a io tem entre seus apoiadores a viúva de Jobs, Laurene Powell Jobs, que colocou capital por meio de sua firma de investimentos, a Emerson Collective. Outros financiadores são Thrive Capital, Sutter Hill Ventures, Maverick Capital e SV Angel.

The post Jony Ive desenhou o iPhone. Agora vai “reimaginar o computador” na OpenAI appeared first on Brazil Journal.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.