Etanol ou gasolina? Aprenda a calcular qual deles vale mais a pena para o seu carro

na foto aparece um homem enchendo o tanque de um carro de etanol ou de gasolina

a – Foto: Unplash/ND

Etanol ou gasolina? Você já se perguntou qual dos dois combustíveis vale mais a pena para abastecer? Com a alta nos preços dos combustíveis ano após ano, é normal que os motoristas busquem maneiras de economizar.

Uma dúvida se tornou bastante frequente entre os condutores: preços exorbitantes dos combustíveis nos últimos anos, vale mais a pena usar  etanol ou gasolina?

Como calcular se etanol vale mais a pena que gasolina?

Há algum tempo ficou estabelecido popularmente que se o valor do etanol fosse até 70% do preço da gasolina, abastecer com etanol seria vantajoso, mas será que vale mais a pena?

A diferença básica entre o etanol e gasolina está na eficiência energética, com vantagem para a gasolina. Derivada do petróleo, ela possui um rendimento até 30% maior, segundo o Inmetro.

No entanto, um estudo realizado pelo Instituto Mauá de Tecnologia usando 20 veículos, de 4 modelos diferentes mostrou que o desempenho dos veículos usando etanol foi de 70,7% a 75,4% em relação à gasolina.

Isso significa dizer que o desempenho do combustível de petróleo é entre 24,6% e 29,3% maior do que do o álcool, diferente do que atesta o Inmetro.

Então, como saber qual deles tem o melhor custo-benefício?

O etanol é sempre encontrado por um valor inferior à gasolina, mas isso não quer dizer que valha mais a pena. Para tirar a dúvida, alguns postos colocam a diferença dos valores em percentual.

Primeiro, você precisa descobrir o consumo do seu carro com etanol em relação à gasolina. Para isso, divida o consumo do primeiro pelo consumo do segundo utilizando a medida quilometragem por litro consumido (km/l).

Veja o exemplo:

Se você faz 9 km/l com etanol e 12,3 km/l com gasolina, divida 9 por 12,3. O resultado de 0,73 significa que o desempenho com álcool equivale a 73% do desempenho com gasolina. Ou seja, acima daquilo que o Inmetro prevê como uma boa relação custo-benefício.

Porém, o cálculo dos combustíveis não termina aí. Você precisa considerar o valor dos combustíveis nos postos para saber se realmente vale a pena usar etanol ou gasolina na sua máquina.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.