Cessna 550: conheça modelo do avião que caiu em condomínio em San Diego, nos EUA


Queda de aeronave ocorreu nesta quinta-feira (22) a cerca de 3 km de aeroporto privado da cidade. Avião de pequeno porte Cessna 550.
Markus Eigenheer, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons
O avião de pequeno porte que caiu em San Diego, na Califórnia, nesta quinta-feira (22) é do modelo Cessna 550, segundo a Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA, na sigla em inglês).
Segundo a polícia e o Corpo de Bombeiros da cidade, a queda “atingiu diretamente diversas casas” e causou incêndios em casas e carros. Os moradores do bairro tiveram que ser evacuados. (Leia mais abaixo)
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
O Cessna 550 é um jato corporativo de pequeno a médio porte, com capacidade para seis a oito pessoas. O modelo do avião está em operação desde 1978 e é uma derivação mais alongada do Cessna Citation I, com motores mais potentes, maior capacidade de combustível e envergadura aumentada.
Envergadura: 15,90 m
Comprimento: 14,40 m
Altura: 4,60 m
Queda
Autoridades de San Diego atuam no local de queda de avião de pequeno porte em bairro de San Diego em 22 de maio de 2025.
AP Photo/Gregory Bull
Um avião de pequeno porte caiu em um bairro de San Diego, na Califórnia, e “atingiu diretamente diversas casas” nesta quinta-feira (22), afirmaram autoridades locais.
A queda do avião foi confirmada pelo departamento de polícia e pelo Corpo de Bombeiros da cidade. Segundo a imprensa local, os bombeiros afirmaram que ao menos 15 casas foram atingidas pelo avião. A queda causou incêndios em casas e em veículos estacionados no local.
A polícia de San Diego informou que agentes estão no local e evacuando moradores. Ainda não há relatos de vítimas. Ainda não se sabe quantas pessoas estavam a bordo do avião, que tem capacidade para até oito pessoas
“Temos combustível de aviação espalhado por toda parte. Nosso principal objetivo agora é vasculhar todas essas casas e retirar todos os moradores”, disse o chefe assistente do Corpo de Bombeiros, Dan Eddy, em coletiva de imprensa.
Eddy afirmou que houve “um impacto direto em várias casas” no bairro e falou sobre “um enorme campo de destroços” no local. O chefe dos bombeiros disse ainda que havia muita neblina no momento da queda do avião particular. “Mal dava para enxergar à frente”, afirmou.
Segundo a polícia, a queda ocorreu em um condomínio fechado nos subúrbios ao norte de San Diego, a cerca de 3 km do aeroporto privado Montgomery-Gibbs.
O incidente ocorreu por volta das 3h45 no horário local (23h45 de quarta-feira em Brasília), segundo a polícia de San Diego.
A Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA, na sigla em inglês) reportou a queda de um avião modelo Cessna 550 nas proximidades do aeroporto Montgomery-Gibbs, no mesmo horário informado pela polícia.
A FAA pasta afirmou que irá investigar a queda junto com o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB, na sigla em inglês).
Adicionar aos favoritos o Link permanente.