Após vender startup para a Smart Fit, founder cria venture builder

Matheus Beirão, fundador da Dara Venture
Matheus Beirão, fundador da Dara Venture | Foto: Divulgação

O empreendedor Matheus Beirão cumpriu o ciclo completo de uma startup. Depois de fundar a plataforma digital de fitness Queima Diária em 2016 – negócio que alcançou R$ 500 milhões em faturamento –, ele vendeu o controle da empresa em 2020 para a rede de academias SmartFit. Agora, quase um ano depois de deixar a operação da empresa, ele decidiu ajudar outros fundadores a estruturarem seus negócios.

Surgiu assim a ideia de criar a Dara Venture, uma venture builder focada nos segmentos de educação, saúde e tecnologia. A busca é por empresas que já faturam ao menos R$ 2 milhões por ano e que têm potencial de atingir R$ 100 milhões em receita. A proposta é formar um portfólio diversificado, com foco em crescimento sustentável e construção de equity, mirando um valuation superior a R$ 1 bilhão, explica Matheus.

Em entrevista ao Startups, o executivo conta que os cheques serão de até R$ 10 milhões, mas que a ideia é ir além do aporte financeiro e entrar como sócio estratégico nos negócios, contribuindo com inteligência de mercado, estrutura operacional e conhecimento técnico para acelerar empresas que já validaram seu modelo de negócio.

“O dinheiro por si só não faz nada, e é aí que muitos empreendedores erram. Eles captam como se fosse a solução para os seus problemas, mas no fim das contas o dinheiro só serve para pagar conta. O dinheiro não ajuda a vender mais produto, não traz estratégia, não tem conhecimento, não ajuda a criar o produto com ideias. Trazer um sócio com conhecimento e estratégia muitas vezes pode solucionar muito mais problemas”, afirma.

Matheus continuou tocando a operação da Queima Diária até julho do ano passado, quando passou o comando para a diretora e operações. Hoje, permanece como sócio e integra o conselho administrativo da empresa.

Financiada com capital próprio, a Dara Venture vai investir em 10 a 20 empresas, e deve anunciar em breve suas duas primeiras investidas.

“Ao longo dos anos, sempre surgiram muitas propostas para que eu entrasse em negócios com o lado do conhecimento, mas eu não tinha tempo. Agora, chegou o momento. Mas não tenho pressa. Tenho conversado com muitas empresas e marcado reuniões”, diz Matheus.

Com mais de 2,4 milhões de clientes e 400 mil assinantes ativos, a Queima Diária cresceu de forma bootstrapping, com uma operação baseada em dados e marketing de performance. Agora, o objetivo é aplicar esse modelo a outros negócios.

“Muitas vezes, o objetivo dos fundos de venture capital é que o founder sempre faça novas rodadas para levantar capital. Muitos founders se perdem nisso e deixam de participar da operação para focar em vender o negócio para outros fundos. Não quero jogar esse jogo. Quero entrar em negócios onde o empreendedor precise mais da minha experiência e conhecimento para escalar e vender mais”, aponta o fundador da Dara Venture.

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