Artesanato da Paraíba ganha mostra em São Paulo

O artesanato da Paraíba é o foco da nova exposição no museu A Casa do Objeto Brasileiro, que será inaugurada neste sábado, 24, em São Paulo. Batizada de Qual o seu papel – Da fibra à forma, a arte que pulsa da Paraíba, a peça destaca o uso do papel machê e da papietagem e tem curadoria do designer Sergio Matos. A mostra traz obras de sete mestres artesãos, Adriano Oliveira, Babá Santana, Carlos Apollo, Dadá Venceslau, Ednaldo Farias, Geo Oliveira e Socorro Souza, que recentemente foram homenageados no 39ª edição do Salão do Artesanato Paraibano.

Além da exibição das peças, o evento terá várias atividades especiais. No dia da inauguração, no sábado, o público vai encontrar a gastronomia típica do Estado preparada pelo chef Carlos Ribeiro.

Nascido em João Pessoa, ele se mudou para São Paulo há mais de 30 anos e atualmente é chef consultor do restaurante Casa Mocca, em Mococa (SP). 

No evento, Carlos vai servir o cuscuz arretado em folhas de bananeira e também irá lançar a cuscuzeira criada em parceria com a ceramista Carol Lamaita. A peça de cerâmica traz desenhos feitos à mão, inspirados nas inscrições rupestres existentes na Pedra do Ingá, famoso sítio arqueológico na Paraíba.

A programação inclui ainda uma roda de conversas com os artesãos, das 11h às 12h30, e show de Jarbas Mariz, às 15h30, no sábado, e uma oficina criativa de papietagem com os mestres Dadá Venceslau e Geo Oliveira, no domingo, das 10h às 13h.

Qual o seu papel – Da fibra à forma, a arte que pulsa da Paraíba: De 24 de maio a 3 de agosto, no museu A Casa do Objeto Brasileiro, na Avenida Pedroso de Morais, 1.216, Pinheiros, São Paulo. Entrada franca.

Leia também:
Receitas de cuscuz para todas as ocasiões
Adicionar aos favoritos o Link permanente.