ATACMS, Storm Shadow e Taurus: os mísseis de longo alcance que a Ucrânia pode usar contra a Rússia


Chanceler da Alemanha anunciou na segunda-feira (26) que o país autorizou o uso de mísseis de longo alcance contra território russo. Russos classificaram a decisão como perigosa. Rússia faz maior ataque aéreo contra Ucrânia desde início da guerra, há mais de 3 anos
O chanceler alemão, Friedrich Merz, anunciou na segunda-feira (21) que a Ucrânia está autorizada a utilizar mísseis de longo alcance fornecidos por França e Alemanha contra alvos em território russo. Com isso, os dois países se somam a Estados Unidos e Reino Unido na lista de aliados que autorizam esse tipo de manobra ofensiva.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
A decisão foi criticada por Moscou. A Rússia classificou a medida como “muito perigosa” e sugeriu que o uso de armamento estrangeiro poderia comprometer as negociações por um eventual cessar-fogo.
🚀 Mudança na postura: Embora a Alemanha não tenha confirmado oficialmente quais sistemas de armamento está enviando, a imprensa europeia afirma que a Ucrânia deve receber mísseis do tipo Taurus KEPD 350.
No ano passado, ainda sob o comando de Olaf Scholz, o governo alemão havia negado vários pedidos da Ucrânia para receber mísseis desse modelo.
A liberação ocorre agora com a mudança de governo. Merz assumiu o cargo de chanceler no início deste mês.
A França, por sua vez, já havia fornecido mísseis SCALP para que a Ucrânia usasse dentro do próprio território.
Desde 2024, o governo francês vinha sinalizando que poderia flexibilizar essa política.
⚠️ Até então, o uso de mísseis de longo alcance alemães e franceses pela Ucrânia estava restrito à defesa do território ucraniano, contra tropas russas invasoras. A mudança na regra permitirá que as forças ucranianas tenham maior poder para apostar em ataques contra a Rússia.
“Isso significa que a Ucrânia agora pode se defender, por exemplo, atacando posições militares na Rússia (…) algo que não fazia há algum tempo, com algumas exceções. Agora pode fazer isso”, disse o chanceler Merz.
Estados Unidos e Reino Unido autorizaram o uso de armas do tipo para ataques dentro da Rússia no final do ano passado. Os primeiros bombardeios com armamento ocidental foram registrados em novembro de 2024.
Ainda não está claro se outros aliados europeus da Ucrânia também autorizaram o uso de seus mísseis contra a Rússia.
Os mísseis
Mísseis de aliados que a Ucrânia poderá usar contra a Rússia
Luisa Rivas/g1
1️⃣ Os Estados Unidos foram os primeiros a autorizar a Ucrânia a usar mísseis de longo alcance contra alvos na Rússia. Em novembro de 2024, o então presidente Joe Biden afirmou que os ucranianos poderiam disparar artefatos conhecidos como ATACMS.
A sigla ATACMS significa Army Tactical Missile Systems — ou Sistemas de Mísseis Táticos do Exército dos EUA, em português.
Mísseis do tipo permitem ataques com precisão a mais de 300 km de distância dos alvos.
Os ATACMS já haviam sido entregues pelos EUA à Ucrânia em 2023, mas só poderiam ser usados dentro do próprio território.
O primeiro ataque contra a Rússia com o míssil aconteceu em 19 de novembro de 2024.
Atualmente, é o único míssil supersônico que a Ucrânia pode usar contra a Rússia.
2️⃣ Logo após os EUA, o Reino Unido também permitiu que a Ucrânia usasse seus mísseis de longo alcance contra a Rússia.
Antes, o Reino Unido já havia autorizado o uso de armamento britânico contra a Rússia, mas excluía da permissão os mísseis de longo alcance.
Desde 2023, o governo britânico envia para a Ucrânia artefatos conhecidos como Storm Shadow — ou “Sombra da Tempestade”, em português.
Esses mísseis são idênticos aos SCALP, fornecidos à Ucrânia pela França. As diferenças estão em detalhes de interface e software para aeronaves.
Mísseis Storm Shadow/SCALP viajam a uma velocidade de 965 km/h e podem atingir alvos a até 250 km de distância.
A Ucrânia usou o míssil pela primeira vez contra alvos na Rússia no dia 20 de novembro de 2024.
3️⃣ A partir de agora, a Ucrânia também está autorizada a usar mísseis alemães. Neste caso, as forças poderão bombardear o território russo com Taurus KEPD 350.
Esses mísseis são mais poderosos do que as armas de longo alcance fornecidas por França e Reino Unido.
Na comparação com o míssil norte-americano, o Taurus tem maior alcance, mas viaja a uma velocidade um pouco inferior — de até 1.170 km/h.
Eles podem atingir alvos a até 500 km de distância. Moscou, por exemplo, está a cerca de 480 km em linha reta da fronteira entre Rússia e Ucrânia.
Míssil modelo Taurus deve ser entregue pela Alemanha à Ucrânia
MBDA/Reprodução
VÍDEOS: mais assistidos do g1
Adicionar aos favoritos o Link permanente.