Após quadro de labirintite, Lula deve passar por nova avaliação médica nesta terça


Presidente cancelou reuniões na tarde desta segunda após vertigem; hospital Sírio-Libanês relatou exames ‘dentro da normalidade’. Em dezembro, Lula passou por cirurgia na cabeça após acidente doméstico. Lula passou por exames após crise de labirintite
Raul Luciano/Ato Press/Estadão Conteúdo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve passar por uma nova reavaliação de saúde na manhã desta terça-feira (27), segundo relataram ao g1 interlocutores do Palácio do Planalto.
Lula cancelou reuniões na tarde desta segunda (26) após sentir vertigem – segundo a equipe médica que acompanha o presidente, foi um episódio de labirintite.
A nova avaliação deve ser feita no próprio Palácio do Alvorada, sem ida ao hospital. Os resultados vão definir se Lula segue em repouso nesta terça ou se retoma a agenda de trabalho.
Na segunda, um boletim divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês em Brasília informou que os exames de sangue e de imagem tiveram resultados “dentro da normalidade”. À noite, Lula já tinha voltado ao Palácio da Alvorada, residência oficial da presidência.
A reavaliação do quadro de Lula deve ser feita pela médica Ana Helena Germoglio, uma das profissionais que acompanham o presidente desde janeiro de 2023.
A previsão inicial para esta terça incluía a presença de Lula em uma cerimônia alusiva ao Dia do Diplomata, no fim da manhã, no Ministério das Relações Exteriores. Até a última atualização deste texto, a participação ainda era dúvida.
Lula tem indisposição, faz exames em hospital e descansa no Alvorada
Exames e cancelamentos
Segundo a Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), Lula sentiu o mal-estar logo após o almoço. Foi atendido pela equipe médica do Planalto e, por orientação, seguiu ao hospital por volta das 15h. Ele permaneceu no local por cerca de duas horas.
O mal-estar levou ao cancelamento de todas as reuniões previstas para esta tarde, incluindo encontros com os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil), Esther Dweck (Gestão) e Luciana Santos (Ciência e Tecnologia).
Batida com a cabeça em outubro
Lula sofreu queda no banheiro do Palácio do Alvorada, em Brasília, em 19 de outubro do ano passado.
Em 9 de dezembro, Lula foi transferido para São Paulo e internado às pressas para uma cirurgia, após sofrer dores de cabeça motivadas por um novo sangramento interno na cabeça.
Lula passou por exames após crise de labirintite
Raul Luciano/Ato Press/Estadão Conteúdo
Três dias depois, em 12 de dezembro, Lula passou por um segundo procedimento, em caráter preventivo, para evitar novos sangramentos. No dia seguinte, deixou a UTI e postou em rede social vídeos caminhando pelo hospital.
Em 19 de dezembro, Lula retornou a Brasília – mas ainda sob restrições e impedido, por exemplo, de fazer viagens a trabalho.
Em 27 de janeiro, Lula passou por uma nova tomografia no hospital Sírio-Libanês, em Brasília. Foi “liberado plenamente para exercer sua rotina habitual de vida, como viagens e atividade física”. Os médicos também disseram que o presidente “segue sob acompanhamento”.
Em 20 de fevereiro, passou por exames de rotina no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. O check-up anual estava programado para dezembro do ano passado, mas precisou ser adiado por conta da cirurgia realizada às pressas para a drenagem de um coágulo na cabeça. Os resultados dos exames estavam dentro da normalidade, inclusive a tomografia do crânio para controle pós-operatório.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.