Cabo de um lado, streaming de outro: o ‘split’ da Warner Bros Discovery

A gigante de mídia Warner Bros. Discovery – dona de HBO, CNN, TNT e Discovery – vai se dividir em dois grupos. Em uma empresa ficarão os canais de TV a cabo; na outra, os estúdios e as plataformas de streaming. 

A decisão “reflete a nossa crença de que cada companhia pode agora ir mais longe e mais rápido separadamente do que conseguiriam se estivessem juntas,” o CEO David Zaslav disse hoje pela manhã num call com investidores.

O pano de fundo do ‘split’ é o declínio da TV a cabo, que vem perdendo clientes para as plataformas de streaming.

A ideia é destravar valor no negócio de streaming e ter maior flexibilidade para enfrentar a liderança da Netflix e da Amazon Prime Video nesse mercado.

A ação da Warner Bros. Discovery subiu mais de 7% pela manhã depois da notícia, mas caminha para fechar o dia em queda de quase 3%.

Zaslav vai comandar a companhia em que ficarão os serviços de streaming, entre eles a HBO Max e Warner, além dos estúdios. 

O atual CFO, Gunnar Wiedenfels, será o CEO da companhia em que ficarão os canais a cabo – a Global Networks. Essa nova entidade terá uma participação acionária de 20% na companhia dos streamings.  

A divisão reverte em boa parte a fusão realizada há apenas três anos, em abril de 2022, com a união da Warner com a Discovery. 

A operação não entregou o que havia prometido, e a ação do grupo teve uma desvalorização de mais de 50% nesse período. 

A empresa tem hoje um market cap de US$ 23,5 bi. 

O ‘split’, previsto para ser concluído no próximo ano, contará com um empréstimo-ponte de US$ 17,5 bilhões do JP Morgan. Parte do dinheiro será usado para recomprar uma parcela de suas dívidas. 

O grupo carrega um endividamento de US$ 37 bilhões, e não detalhou quanto da dívida ficará com cada uma das novas companhias – mas a maior fração deve ficar com a Global Networks, que é responsável pela maior parte do faturamento apesar da queda nas receitas no último ano. 

Em 2024, o grupo faturou US$ 39 bilhões, um recuo de 4,8% em relação ao ano anterior.  

No início do mês, a S&P Global Ratings rebaixou a empresa para ‘junk’ e citou as dificuldades à frente para o negócio de TV a cabo. 

The post Cabo de um lado, streaming de outro: o ‘split’ da Warner Bros Discovery appeared first on Brazil Journal.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.