Veja como está a anta ‘Fred’ depois de um mês de soltura em reserva do Amapá; VÍDEO


Animal foi levado para uma reserva no município de Serra do Navio, em 24 de outubro. Fred ficou conhecido após conviver com a população de uma comunidade de Mazagão por 3 anos. Imagem mostra trabalhadores da reserva em momento de descontração com o animal
De ‘xodó’ da comunidade São José, em Mazagão, a adaptação à natureza. Essa foi a jornada no último mês da ‘famosa’ anta Fred, que viralizou nas redes sociais após conviver como animal de estimação dos moradores da região por três anos. (acompanhe vídeo acima).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp 
O animal precisou ser levado a uma reserva do município de Serra do Navio, distante 183 quilômetros de Macapá, no último dia 24 de outubro, isso porque ele havia sido considerado um problema para a população local, pois estava invadindo áreas de agricultura e causando prejuízos. 
Por onde anda o Fred? 
Desde outubro, Fred passou a viver na reserva, onde também há outros animais sendo monitorados por agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). 
Ao falar do animal, Bernardino Nogueira, superintendente do Ibama, brincou: “Ele já está até engordando. Fiquem tranquilos que estamos monitorando!”
A fala de Bernardino busca tranquilizar a população após, nos últimos dias, circular uma foto nas redes sociais onde mostrava a anta com ferimentos. A publicação dizia que outro animal ‘quase’ matou Fred durante uma briga. 
Foto que viralizou na última semana
Reprodução
Nogueira afirmou ao g1 que de fato a briga aconteceu, mas que Fred já está adaptado à região e passa bem.
“Nós temos 18 áreas de soltura de animais aqui no Estado do Amapá. Essa área é específica para a soltura de Antas. Foi feito o estudo e verificou-se que deveria fazer aqui essa soltura. A gente está monitorando e, pela nossa experiência, ele está bem-adaptado à questão da floresta. Daqui a pouco, com mais uns meses, ele vai estar totalmente reabilitado dentro do habitat natural dele, que é a floresta”, detalhou Bernardino. 
Na região onde Fred está há um Plano de Manejo sustentável, por isso próximo à área, tem também uma base do Ibama, onde, vez ou outra, Fred aparece para fazer uma visita. (veja vídeo no inicio desta matéria). 
“Ele vem aqui de vez em quando, pois aqui tem um alojamento e tem o pessoal que trabalha aqui no plano de manejo. Ele não vem todo dia, mesmo porque as pessoas aqui não sabem que comida tinham que dar para ele, então ele vinha aqui, tomava uma água e ia embora, para voltar de novo para a floresta”, disse Nogueira. 
Sobre a Anta Fred
Anta era criada brincando com as crianças da comunidade de Mazagão
Divulgação
A anta foi encontrada na natureza com muitos ferimentos, por moradores da região de Mazagão, que o levaram para a comunidade até que ela ficasse completamente curada. A Elisama que se emocionou no vídeo abaixo, foi quem cuidou de Fred durante todos esses anos.
“Os meninos foram para o mato, encontraram-no doente, ferido lá no mato, eles trouxeram. Aí aqui eu cuidei dele. Quando os ferimentos dele ficaram sarados, eu soltei ele, dizendo que era para ele ir embora, mas ele não foi, ele ficou, ele não quis ir embora e ficou aqui na nossa comunidade”, disse.
Elisama afirmou ainda ao g1, que seu desejo era continuar com Fred na comunidade, mas disse que não tinha condições de manter o animal por seu tamanho, pela quantidade que comia e por conta dos prejuízos.
Cuidadora da anta Fred em Mazagão chora ao se despedir
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, Facebook e X (Twitter)
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.