
Ensinar truques é uma ótima maneira de preservar a saúde mental e física do cachorro. Além disso, pode ser muito divertido ver o pet aprendendo novas manobras divertidas, que você mesmo ensinou.

Ensinar truques ao seu cachorro pode ser benéfico para a saúde física e mental – Foto: Freepik/Reprodução ND
Benefícios de ensinar truques ao cachorro
Ensinar truques divertidos ao cachorro pode ir além do momento de brincadeira. Essa rotina pode ajudar a cuidar da saúde, pois:
- Fortalece seu relacionamento: quando você gasta tempo treinando seu cão, você pode aumentar o vínculo entre vocês.
- Ensina paciência: o treinamento de cães é sobre paciência e repetição, e ensinar truques ao seu cão pode ajudá-lo a aprender a esperar.
- Ajuda a gastar o excesso de energia: para pets especialmente hiperativos, truques podem ajudar a usar a energia e dar a eles tempo dedicado para se exercitar e se movimentar.
Como treinar o cachorro?
Ensinar novos truques ao seu cão pode ser desafiador no começo, já que não estão acostumados em atender os pedidos.

você pode tentar seguir um passo a passo para ajudar no treinamento de truques caninos. – Foto: Freepik/Reprodução ND
Por isso, não existe fórmula secreta, mas você pode tentar seguir um passo a passo para ajudar no treinamento de truques caninos.
Sentar
O comando “sentar” é um dos truques mais fáceis que seu cão pode aprender e serve como base para muitos outros truques simples.
Passo a passo: para ensinar esse truque, mantenha seu pé na guia do seu cão, permitindo que ele tenha apenas um pouco de espaço para se mover, mas não o suficiente para pular.
Segure um petisco acima da cabeça dele, para que ele se mova para a posição de sentar naturalmente, então diga “sentar”. Repita e recompense até que seu cão entenda o comando sentar
Ficar
Ensinar o comando ficar pode ajudar você e seu pet a ficarem seguros em momentos de tensão ou perigo.

Aprender o comando “fica” pode ajudar a proteger você e seu cão. – Foto: Baw Waw/Reprodução ND
Passo a passo: Você pode ensinar ao seu cão o comando usando sessões curtas de treinamento, uma dica vocal severa e reforço positivo (petiscos) para garantir que ele entenda quando precisa ficar parado.
“Dar a patinha”
Ele deve primeiro saber o comando sentar e ser capaz de permanecer na posição sentada.
Passo a passo: Depois que você os tiver colocado no lugar, mantenha um petisco em sua mão fechada e espere até que eles cheirem ou apalpem.

Um truque que seu cão pode aprender é “dar a patinha”. – Foto: Adimax/Reprodução ND
Recompense-os e repita. Em algum momento, seu cão irá bater na sua mão todas as vezes e você pode transformar isso em um aperto de mãos.
E lembre-se, recompense seu cão somente quando ele tiver aprendido a manter a mão na sua sem bater, ou então ele aprenderá a bater a pata em vez de apertar.
Rolar
Quando seu animal de estimação souber sentar e deitar, ele estará pronto para aprender a rolar.

Você pode ensinar seu cão a rolar. – Foto: Hype Science/Reprodução ND
Passo a passo: coloque o petisco perto do nariz, quando ele deitar, para que ele possa sentir o cheiro e vê-lo. Fique alerta caso ele tente roubar o alimento antes de executar o truque.
Seu cachorro deve virar a cabeça para seguir o petisco. Mova o petisco, para que ele tenha que rolar para o lado para segui-lo.
Depois disso, faça movimentos de giro com as mãos, para que ele tenha que rolar para manter o petisco à vista. Quando seu cão rolar completamente, dê a ele a recompensa.
Falar
Se seu cachorro conhece o comando do silêncio, então você pode ensiná-lo também a falar.
Passo a passo: Anime seu cão até ele latir, então faça um sinal vocal (fala!) e recompense o latido do pet com um petisco.
Conforme você avança com seu treinamento, certifique-se de marcar um único latido de cada vez, para que seu cachorro não tenha a impressão de que você o está recompensando por latir.
Beijar
Este truque é mais fácil para um cachorro que costuma ser muito carinhoso aprender: dar “lambeijos”.

Cães podem aprender a dar beijinhos. – Foto: Dog Life/Reprodução ND
Passo a passo: Para ensinar seu cão a beijar, encoraje-o a lamber seu rosto, colocando um petisco para cães perto dele.
Depois que ele der uma lambida em sua bochecha, dê um comando verbal quando ele fizer isso (beija!), assim como um petisco.