O enigma por trás do sucesso: por que o desenvolvedor de Balatro nunca aparece?

Em um setor onde as personalidades muitas vezes ofuscam suas criações, existe um fenômeno raro no mundo dos jogos digitais. Balatro, o jogo de cartas roguelike que conquistou o mundo dos games em 2024, esconde seu criador e desenvolvedor, que continua anônimos.

Há pouco tempo, o jogo recebeu quatro prêmios no Game Developers Choice Awards, incluindo o cobiçado Game of the Year, e mesmo assim, ao contrário da maioria dos desenvolvedores que aproveitariam o momento de glória, o criador do jogo não subiu ao palco para receber suas honrarias. Mas por que?

Leia também:

Esses foram os 10 games mais jogados no Steam Deck em fevereiro de 2025
The Game Awards 2024: veja os games vencedores

O misterioso LocalThunk

Balatro

Conhecido apenas pelo pseudônimo “LocalThunk”, o desenvolvedor de Balatro simplesmente escolheu se manter afastado dos holofotes, mesmo diante do impressionante sucesso comercial e crítico de sua criação. Em seu lugar, representantes da Playstack, a editora do jogo, como o diretor de comunicações Wout van Halderen, assumiram a responsabilidade de aceitar os prêmios em nome do criador.

“A equipe faz isso para dar ao LocalThunk a liberdade de trabalhar no estilo que ele gosta, o que respeitamos completamente”, explicou Liz Cheng-Moore, diretora de marketing da Playstack. “Esse é nosso trabalho”, complementou van Halderen.

Um arranjo incomum, mas respeitoso

Essa dinâmica peculiar foi cuidadosamente planejada antes mesmo de cerimônias anteriores, como o The Game Awards, onde Balatro venceu três categorias e foi indicado para Jogo do Ano. O desejo de continuar anônimo não significa que o desenvolvedor seja indiferente aos fãs ou à indústria, pelo contrário. O arranjo representa um equilíbrio entre seu desejo por privacidade e o respeito pelo reconhecimento que o jogo recebeu.

Embora LocalThunk tenha comparecido à Game Developers Conference para encontros com outros desenvolvedores, a equipe da Playstack acredita que ele continuará mantendo seu anonimato perante o público. “Não é que ele queira ser o próximo Banksy”, esclarece Cheng-Moore, referindo-se ao famoso artista anônimo. “Ele simplesmente prefere não estar sob os holofotes.”

Sucesso estrondoso de Balatro

Balatro

O impacto de Balatro no mercado de jogos é incontestável. Lançado após uma série de demos que já haviam cativado o público, o jogo rapidamente conquistou crítica e jogadores. Meses após seu lançamento inicial, chegou às plataformas iOS e Android, acumulando mais de 5 milhões de cópias vendidas até janeiro.

O mistério em torno do criador se estende à sua forma de trabalhar. Segundo Cheng-Moore, o blog recente do desenvolvedor foi algo que ele mencionou em um dia e lançou no dia seguinte: “É totalmente feito por ele”.

Quanto à aguardada atualização 1.1 de Balatro, prevista para este ano, van Halderen comenta: “Acho que ele vai nos surpreender um dia dizendo ‘ei, aqui está a versão 1.1’. Ele trabalha melhor com essa liberdade, porque foi assim que criou Balatro inicialmente. Sem prazos rígidos, sem estresse. Ele podia apenas explorar, e foi assim que a mágica aconteceu.”

O diretor de comunicações admite que não viu absolutamente nada do que LocalThunk está preparando: “E eu meio que gosto disso, porque também ficarei surpreso.”

Fonte: The Verge

Adicionar aos favoritos o Link permanente.