Rumor: próximas APUs da AMD, Ryzen 9000G, devem chegar no fim de 2025

As próximas APU da AMD para desktops, provavelmente batizadas de Ryzen 9000G, devem estrear apenas no quarto trimestre de 2025, de acordo com o leaker HXL, conhecido por antecipar informações sobre processadores.

Baseadas na arquitetura Strix Point

amd ryzen 2023

Esses novos chips devem ser baseados na arquitetura Strix Point, que por sua vez dá origem à linha mais potente Strix Halo. Na prática, isso significa que a próxima geração de APU vai combinar CPU Zen 5 com GPU RDNA 3.5. Os atuais Ryzen 8000G (codinome Phoenix) ainda usam Zen 4 e RDNA 3.

Além disso, os Ryzen 9000G devem continuar sendo compatíveis com o soquete AM5, o que facilita o upgrade para quem já tem uma plataforma atual da AMD.

Inteligência artificial em destaque

ryzen ai

Outro salto importante está no chip de IA integrado. Enquanto os Ryzen 8000G usam a NPU XDNA de primeira geração com até 16 TOPs, os 9000G devem adotar a nova XDNA 2, capaz de alcançar 50 TOPs.

Ainda não está claro se esse recurso estará presente em todos os modelos ou apenas em versões específicas, como aconteceu com a linha Phoenix. Mas, com a indústria cada vez mais focada em IA, tudo indica que o suporte será mais amplo.

E o que esperar das versões Strix Halo?

As APU Strix Halo continuam cercadas de mistério. Elas devem ter configurações bem mais potentes, com até 16 núcleos de CPU e 40 unidades de computação na GPU, como no suposto modelo topo de linha Ryzen AI Max+ Pro 395.

O único ponto complicado é o encaixe: enquanto os Ryzen 9000G comuns devem usar o AM5, os Strix Halo usam o soquete FP11, maior e mais exigente em termos de adaptação para desktops.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.