Waze promete atalho, mas leva motorista para o meio da selva

Aplicativos de navegação como o Waze são úteis no dia a dia, mas também podem causar situações inesperadas. Um idoso de 70 anos acabou perdido por horas em uma plantação de óleo de palma depois de seguir instruções do app na Malásia, informa o New Straits Times.

O caso aconteceu próximo à cidade de Kuala Lumpur. Pauzi Ismail estava sozinho em seu carro, um Proton Iswara, voltando de uma visita a um hospital em Gua Musang, onde foi ver um parente internado. Para evitar o trânsito pesado, ele usou o Waze — mas a rota o levou direto para uma área remota, sem sinal de internet e sem asfalto.

Separado da família e sem saber compartilhar localização

Waze

Segundo o filho mais velho de Pauzi, a família viajava em dois carros diferentes. Enquanto o pai dirigia sozinho, a mãe e o filho seguiam em outro veículo. Por conta do trânsito congestionado, os dois carros se separaram.

A confusão começou quando a família perdeu contato com o idoso. Ele não sabia como compartilhar sua localização e, sem sinal claro de pontos de referência — como placas, casas ou prédios —, ficou completamente desorientado no meio da plantação.

“A gente tentou até fazer chamada de vídeo, mas ele não conseguia mostrar nada útil. Ele só dizia que estava seguindo o Waze e não percebeu que estava indo para uma área deserta”, contou o filho.

Resgate envolveu moradores locais e motos

Com o passar das horas, a situação ficou mais tensa. A bateria do celular do idoso estava acabando e ele ainda não tinha conseguido enviar uma localização precisa. Eventualmente, ele conseguiu mandar um ponto no mapa — impreciso, mas suficiente para que a polícia pedisse ajuda a moradores locais.

Quando viram a foto do local, os moradores reconheceram as palmeiras como sendo de uma plantação antiga e abandonada. Como carros comuns não conseguiam chegar até lá por causa do terreno lamacento, o resgate foi feito com motocicletas.

Ismail foi encontrado por volta das 22h, depois de mais de quatro horas perdido, felizmente sem ferimentos. No entanto, o carro ficou atolado e demorou para ser retirado do local.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.