Semana de decisões monetárias: Copom, Fed e BoE concentram atenções

A semana entre os dias 5 e 9 de maio será marcada por eventos relevantes na agenda econômica global, com destaque para decisões de política monetária nos Estados Unidos, Brasil e Reino Unido. A “superquarta” trará as deliberações do Federal Reserve (Fed) e do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil, além da coletiva do presidente do Fed, Jerome Powell.

Na segunda-feira (5), feriados mantêm os mercados fechados em países da Ásia e Europa, incluindo China, Coreia do Sul, Japão, Reino Unido e outros. No Brasil, estão previstos o Boletim Focus do Banco Central e o IPC da Fipe. Nos EUA, serão divulgados os PMIs do setor de serviços, e haverá leilão de T-Notes com vencimento em três anos.

Na terça-feira (6), os mercados seguem fechados no Japão e Coreia do Sul. Na Europa, o foco recai sobre os dados de produção industrial e PMIs da França, Alemanha, Itália, Espanha, Zona do Euro e Reino Unido. O PPI da região também será conhecido. Nos EUA, destaque para a balança comercial de março e leilão de T-Notes de 10 anos.

Na quarta-feira (7), ocorre a chamada “superquarta”. No Brasil, serão divulgados os dados de produção industrial de março e a decisão do Copom. Nos Estados Unidos, além da decisão do Fed, estão previstos os dados de estoques de petróleo e coletiva de Jerome Powell. Na Europa, destaque para as encomendas à indústria da Alemanha, balança comercial da França e vendas no varejo da Itália e Zona do Euro.

Na quinta-feira (8), pós-Copom, o mercado acompanha a decisão de juros do Banco da Inglaterra (BoE). Na agenda americana, estarão os pedidos semanais de seguro-desemprego, estoques no atacado e leilão de T-Bonds com vencimento em 30 anos. No Brasil, serão divulgados o IGP-DI da FGV e os dados de inflação do México.

Na sexta-feira (9), o foco se volta para o IPCA de abril, índice oficial de inflação brasileiro. Também estão previstos os dados de produção industrial na Itália e Reino Unido, além da taxa de desemprego no Canadá. Na China, destaque para os números de comércio exterior, o CPI e o PPI de abril.

Segundo Francisco Alves, operador de mercado e comentarista da BM&C News, “a superquarta concentra as atenções com as decisões do Banco Central do Brasil e do Federal Reserve, em um momento em que indicadores de inflação têm mostrado sinais de alívio, mas o mercado de trabalho ainda preocupa.” Ele também destaca que “a pressão política sobre o Fed, especialmente por parte de Donald Trump, gera ruídos adicionais na comunicação do banco central americano.”

Francisco acrescenta que, além das decisões monetárias, “dados importantes como os PMIs da Europa e dos EUA, a balança comercial americana e o IPCA no Brasil, completam uma agenda intensa com potencial para influenciar os mercados globais.”

Veja mais notícias aqui.

Acesse o canal de vídeos da BM&C News.

O post Semana de decisões monetárias: Copom, Fed e BoE concentram atenções apareceu primeiro em BM&C NEWS.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.